Cascais dá as boas-vindas à regata Mirpuri Foundation Sailing Trophy

467
Mirpuri Foundation Sailing Trophy 2021 - Cascais

Os organizadores da regata Mirpuri Foundation Sailing Trophy orgulham-se, uma vez mais, de se associar à Câmara Municipal de Cascais para receber o prestigioso evento que terá Cascais como palco, pela segunda vez consecutiva.

Com início esta sexta-feira, dia 4 de junho, a regata deste ano coincide com a escala em Cascais da 1ª edição da The Ocean Race Europe, a primeira prova de vela oceânica na Europa, o que significa que a frota completa com 12 embarcações VO65 e IMOCA 60, também se alinhará em Portugal pela primeira vez, prometendo um evento único para a região.

Organizada em parceria com o Clube Naval de Cascais, a regata será oficialmente aberta pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, no dia 4 e 5 de junho, com uma recriação histórica simbólica do disparo de canhão do Forte de Santo António da Barra.

O Presidente da Câmara de Cascais e os seus representantes estarão presentes nestes momentos simbólicos, estando prevista a presença do Vice-Presidente, Miguel Pinto Luz, na cerimónia de entrega de prémios, prevista para o dia 5 de junho.

Considerando a ampla participação o ano passado, são esperadas embarcações de uma variedade de classes que se inscreveram para o evento, após um ano difícil para a comunidade náutica.

Este ano, os jovens velejadores da Optimist Cup, são um atractivo particular para o evento, tendo estes a oportunidade de competir na mesma regata do que a frota da The Ocean Race Europe, com os melhores velejadores do mundo.

Entre as estrelas da vela que competirão na frota da The Ocean Race Europe, no evento deste ano estarão três atletas olímpicos portugueses, Frederico Melo, Bernardo Freitas e Mariana Lobato, a bordo do VO65 ‘Racing For The Planet’, da equipa Mirpuri Foundation Racing Team.

A sustentabilidade e a educação são princípios fundamentais, tanto para a Fundação Mirpuri como para a Câmara Municipal de Cascais, sendo que a regata Mirpuri Foundation Sailing Trophy foi realizada o ano passado com o objectivo de consciencializar para projectos de conservação marinha e protecção dos oceanos.

Estamos felizes por, uma vez mais, contar com o apoio da Câmara Municipal de Cascais para o segundo ano da regata Mirpuri Foundation Sailing Trophy, evento que promete ser uma verdadeira celebração da vela, atraindo também a comunidade desportiva internacional.

Orgulhamo-nos de transmitir a nossa mensagem de sustentabilidade e conservação dos oceanos, e esperamos ansiosamente por receber participantes de todo o mundo em Cascais“, comenta Paulo Mirpuri, Presidente da Fundação Mirpuri.

 Para Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, “Cascais já faz parte do itinerário da Mirpuri Foundation Sailing Trophy”.

Depois da edição anterior, marcada por um contexto inédito de pandemia, a edição deste ano prossegue os desígnios propostos pelos organizadores, a Fundação Mirpuri, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

Na nossa perspectiva, esta prova que é das mais marcantes no âmbito da competição de vela em termos mundiais, tem uma componente ambientalista que corresponde aos desígnios do município.

A preservação dos mares e dos ecossistemas marinhos, o combate à poluição oceânica, são também os objectivos que vão a bordo dos veleiros deste prestigiado troféu e são também a marca de Cascais.

Uma equipa médica estará presente no evento, com todos os participantes, pessoal de apoio e meios de comunicação necessários para serem testados para o Covid-19 antes da corrida, a fim de permitir uma competição segura.

Para mais informações, visite

https://mirpurisailingtrophy.com/