Início Desporto Jogo do Pau: O Real SC foi conhecer de perto esta arte...

Jogo do Pau: O Real SC foi conhecer de perto esta arte milenar

285
Real SC - Jogo do Pau

Sabia que o Jogo do Pau é uma arte marcial portuguesa com origem no norte do nosso país?

A origem temporal do Jogo do Pau não está exactamente documentada, crê-se que tenha aparecido na época medieval e evoluído ao longo do tempo como uma forma de defesa mais acessível para as camadas da sociedade com menos recursos económicos e vontade de aprender técnicas de defesa pessoal.

O Real SC foi conhecer de perto esta arte milenar.

As classes de Aikido, Karaté e Shorinji Kempo do Real SC entraram em contacto com a Escola de Jogo do Pau do Concelho da Moita, associação sem fins lucrativos, que tem como objectivos ensinar e promover o Jogo do Pau, de modo a reavivar o interesse por esta arte marcial nacional.

O Clube Atlético de Queluz juntou-se à iniciativa e foi nas suas instalações que decorreu uma animada manhã de workshop e treino.

As demonstrações foram levadas a cabo pelo mestre Paulo Brinca, orientador técnico da AJPCM, para além do presidente e outros dois mestres. Estiveram ainda presentes praticantes de Jogo do Pau.

O Real SC marcou presença com 36 atletas provenientes das três modalidades supra referidas.

O encontro decorreu durante três horas, nas quais aprendemos um pouco da história do Jogo do Pau e, em termos práticos, um conjunto de princípios básicos técnicos.

No final foram-nos proporcionadas várias e interessantes demonstrações da aplicação prática do vasto leque de técnicas do Jogo do Pau”, referiu o professor Jerónimo Freitas no balanço da atividade.

Foi uma experiência que muito nos agradou e enriqueceu, tendo ficado seguramente o caminho aberto para  lhe darmos continuidade”, afirmou.

Seja qual for o futuro do Jogo do Pau no Real SC, é salutar o interesse, envolvimento e compromisso assumido pelas classes de Aikido, Karaté e Shorinji Kempo, com a colaboração do Clube Atlético de Queluz, para que este encontro fosse possível, ainda para mais nestes tempos tão atípicos que têm assolado a vida de todos.

Real SC