A Mirpuri Foundation Racing Team venceu a Regata Costeira da The Ocean Race Europe, integrada no segundo dia do Mirpuri Foundation Sailing Trophy, que hoje chegou ao final em Cascais.
A prova foi um enorme sucesso, tendo contado com a participação de 68 barcos. O Green Eyes, de Paulo Mirpuri, inscreveu o seu nome no Troféu Perpétuo Mirpuri Foundation, sendo o mais rápido em tempo real no somatório das duas regatas realizadas.
A organização foi do Clube Naval de Cascais com o patrocínio da Mirpuri Foundation.
O segundo dia do Mirpuri Foundation Sailing Trophy, simultaneamente Regata Costeira da The Ocean Race Europe para os VO65 e os IMOCA 60, foi espectacular.
As duas frotas cumpriram um percurso de 42 milhas com o vento a soprar do quadrante Norte com cerca de 20 nós de intensidade.
A Mirpuri Foundation Sailing Team, com o francês Yoann Richomme como skipper, e o AkzoNobel Ocean Racing, do australiano Chris Nicholson, disputaram uma batalha épica pela vitória.
Os dois VO65 discutiram o triunfo e os preciosos pontos bónus na classificação geral, mas no final a Mirpuri Foundation Sailing Team superiorizou-se, somou a pontuação máxima e subiu ao 6º lugar da geral.
O Sailing Poland, com o experiente velejador holandês Bouwe Bekking como skipper, acabou no terceiro lugar.
Nos IMOCA 60, o Offshore Team Germany, do alemão Robert Stanjek, foi o vencedor, o 11th Hour Racing, do norte-americano Charlie Enright, terminou na segunda posição e o LinkedOut, do francês Thomas Ruyant, foi terceiro.
A largada para a segunda etapa da The Ocean Race Europe, que liga Cascais a Alicante (Espanha) está agendada para as 13:00 de amanhã.
Nas restantes classes, realce para o triunfo do Green Eyes, de Paulo Mirpuri, em NHC em tempo real (somatório de tempo das duas regatas realizadas no Mirpuri Foundation Sailing Trophy).
Com esta vitória, o Green Eyes inscreve o seu nome no Troféu Perpétuo Mirpuri Foundation. O Green Dragon, de Johannes Schwarz e o Giulietta 2, de Alex Kossack foram segundo e terceiro.
Em NHC, em tempo corrigido, o Rational – German Kitchens, de Miguel Graça superou o Syone, de Nuno Neves e o Bamak, de Rodrigo Vargas-Zuniga.
Em ORC A, o Syone, de Nuno Neves foi primeiro, seguido do Rational – German Kitchens, de Miguel Graça e do Cristina A, de Francisco Brito e Abreu.
O 2Hot 2Handle, de António Tânger Correia, foi o vencedor em ORC B. O Django One, de Jorge Alves e o Vicky, de Augusto Castelo Branco, foram segundo e terceiro classificados.
Em APIC, o Barquinho, de Didier Thomas, alcançou o triunfo.
Resultados do Mirpuri Foundation Sailing Trophy:
MIRPURI FOUNDATION JUNIOR SAILING TROPHY
Augusto Castelo Branco foi o grande vencedor do Mirpuri Foundation Junior Sailing Trophy, disputado na classe Optimist Juvenil. Os jovens velejadores realizaram seis regatas, ao longo dos três dias de competição. O Clube Naval de Cascais foi o grande dominador, ocupando a totalidade do pódio. Matilde Bandeira e Tiago Santos, foram segundo e terceiro, respectivamente. Em Under12, o primeiro foi Bernardo Calheiros Neto, do CNCascais, seguido de Lourenço Teixeira e de Afonso Pires, ambos da Associação Náutica do Seixal.
Resultados da Mirpuri Foundation Junior Sailing Trophy: