Vasco Vilaça conquista ouro na Taça da Europa de Triatlo

    329

    O triatleta Vasco Vilaça foi o grande vencedor da Taça da Europa de Triatlo, prova que decorreu em Coimbra.

    O atleta, natural da Amadora, conquistou a medalha de ouro ao concluir a prova com o tempo de 50.44 minutos, com seis segundos de vantagem sobre o segundo lugar, lugar ocupado por Ricardo Batista, e 18 segundos em relação ao belga Christophe de Keyser (51.02), que terminou na terceira posição.

    “Estou muito contente por ter participado numa prova internacional em casa, é sempre especial! Estive na WTCS em Leeds, e tendo sido adiada a próxima competição do Campeonato do Mundo, alinhei nesta Taça da Europa!”, conta Vasco Vilaça, atual vice-campeão mundial.

    Esta prova bastante difícil tendo em conta as condições climatéricas pouco favoráveis, incluiu 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida com a natação a decorrer no rio Mondego e os segmentos de ciclismo e corrida a percorrer o centro urbano de Coimbra.

    A seguir ao terminus da qualificação olímpica no passado dia 14 de junho, a Federação Portuguesa de Triatlo divulgou os triatletas que vão marcar presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Por pouco que Vasco Vilaça não conseguiu o apuramento uma vez que só são atribuídas duas vagas no setor masculino consoante o ranking de qualificação olímpica. Vasco ocupa o 93º lugar no ranking mas em relação aos triatletas portugueses aparece em 3º lugar, ficando assim de fora do apuramento para os JO. João Silva e João Pereira na prova masculina e Melanie Santos na prova feminina serão os triatletas que irão representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio.