SuperCars Endurance: Daniel Teixeira o mais forte na corrida 1

250
Daniel Teixeira - SuperCars2021 - Estoril - Corrida 1

Daniel Teixeira (JT59 Racing Team, CUPRA TCR) foi o grande triunfador da primeira corrida de 45 minutos da segunda jornada da SuperCars Endurence Series, na manhã deste domingo, no Autódromo do Estoril, ao bater por mais de 6 segundos a dupla Jorge Silva/Pedro Silva (Audi RS 3 LMS), numa manhã em que os veículos da classe TCR se superiorizaram aos GT4 na classificação absoluta, à semelhança do sucedido na qualificação.

Em termos absolutos, no terceiro lugar do pódio terminou a dupla espanhola do McLaren 570S e primeira da GT4 Pro, Guillermo Aso/Gonzalo de Andrés.

Desde a qualificação que sentia ter carro para ganhar, ainda que com os outros TCR próximos. No arranque, devido à diferença de potência, perdi para os GT4 e ao andar muito próximo deles sobreaqueci os travões.

Tive que levantar um pouco o pé, para poder atacar na segunda metade da corrida.

A partir do momento que passei para a frente, limitei-me a gerir a vantagem. Mas não foi uma corrida fácil”, explicava Daniel Teixeira, que dominou claramente entre os TCR.

Se o Hyundai Elantra N de Gustavo Moura e Luís Cidade ainda chegou a andar na luta, na segunda parte da corrida seria forçado a desistir, na sequência da quebra do amortecedor traseiro direito.

Mas nessa mesma classe a dupla Jorge Silva/Pedro Silva, no Audi RS 3 LMS da Veloso Motorsport, revelou-se uma agradável surpresa e nunca deu muita folga a Teixeira.

Na mudança de piloto consegui sair bem, mas o Hyundai Elantra fez um ‘pião’ à minha frente e fez-me perder algum tempo, sendo ultrapassado pelo Daniel Teixeira. Depois, consegui manter o ritmo e alcançar, no final, um resultado muito bom”, contava Paulo Silva.

Quem não esperaria começar o dia no Estoril com uma vitória na classe GT4 Pro foi a dupla espanhola da SMC Motorsport, terceira classificada absoluta.

Claro que estou muito contente com este triunfo. No início atrasámo-nos, e éramos sextos absolutos, mas a entrada do safety-car ajudou-nos, em duas voltas, a reduzir a diferença.

E quando assumi o comando do carro adoptei um ritmo forte que nos permitiu ganhar. Não esperava, sinceramente…”, confidenciava Gonzalo de Andrés.

Vencedor da classe GT4 Bronze, a dupla António Coimbra/Luís Silva, no Mercedes AMG da Sports & You, aspirava a algo mais, em termos absolutos, depois de ter liderado praticamente metade da corrida, na frente do Mercedes AMG da Bullitt Racing.

Ainda não consegui perceber o que se passou, pois desde que o António [Coimbra] me entregou o carro, numa altura em que estaríamos no primeiro lugar absoluto, e saí para a pista, apenas foi ultrapassado por um carro…”, lamentava Luís Silva.

Mesmo sem ter oportunidade de fazer os treinos, devido a problemas elétricos no Mercedes AMG da JC Group Racing Team, a dupla José Correia/Gabriela Correia saiu do último lugar da grelha e apenas parou na sétima posição e no último lugar do pódio da classe GT4 Bronze, atrás do lituano Andrius Zemaitis (PROGT, Porsche 981 Cayman).

O Ginetta G50 da Tockwith Motorsport guiado por Paulo Sousa e Gemma Moore, apesar de alguns percalços no início (um pião que o levou até à gravilha), acabou por vencer a classe GTC, destacado de Pedro Marques (Moby Motorsport, Porsche 911 Cup), que se debateu com problemas, enquanto Francisco Gonçalves viu o Lotus Exige da 888_Motorsport deixar, pura e simplesmente, de funcionar na curva 1, motivando a entrada do safety car.

De referir que a equipa do Porsche 981 Cayman da Garagem João Gomes, da classe GT4 Pro, entregue à dupla João Silva/Nicolas Pino, acabou por arrumar as malas e seguir para casa, já que na sequência de um pequeno incêndio no sistema de escape, uma parte da cablagem ficou bastante danificada, tornando infrutíferos os esforços da equipa, que ainda esteve a tentar solucionar o problema até à madrugada de domingo.

Corrida 1
1º, JT59 Racing Team, Daniel Teixeira (CUPRA TCR/TCR), 45:41.740
2º, Veloso Motorsport, Jorge Silva/Pedro Silva (Audi RS 3 LMS/TCR), + 6.960
3º, SMC Motorsport, Guillermo Aso/Gonzalo de Andrés (McLaren 570S/GT4 PRO), + 13.785
4º, Sport & You, António Coimbra/Luís Silva (Mercedes AMG/GT4 BRONZE), + 21.234
5º, PROGT, Andrius Zemaitis (Porsche 981 Cayman/GT4 BRONZE), + 33.837
6º, Bullitt Racing, Stephen Pattrick/Romain Monti (Mercedes AMG/GT4 PRO), + 38.337
7º, JC Group Racing Team, José Correia/Gabriela Correia (Mercedes AMG/GT4 BRONZE), + 44.078
8º, Tockwith Motorsport, Paulo Sousa/Gemma Moore (Ginetta G50/GTC), + 1.09.03
9º, Grupo TDS, Manuel Sousa/Luís Silva (CUPRA TCR), + 2 voltas
10º, º, Moby Motorsport, Pedro Marques (Porsche 911 Cup/GTC), + 2 voltas

Domingo (11 julho)
15h05/15h50 (45’) – Corrida 2