Início DESTAQUE Isaltino Morais inaugura monumento “Glória ao Espírito Desportivo”

Isaltino Morais inaugura monumento “Glória ao Espírito Desportivo”

757

Em pleno período olímpico, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou o Monumento Escultórico “Glória ao Espírito Desportivo”, que se encontra na rotunda perto da sede do Atlético Clube de Porto Salvo e do Complexo Desportivo de Porto Salvo.

Da autoria do escultor Moisés de Paulo, a obra é “constituída por um grupo de elementos escultóricos que descrevem uma narrativa alegórica e simbólica em torno da atividade desportiva”, explica a autarquia.

O monumento é composto por “um elemento vertical suportado por 4 arcos neogóticos, orientados perante os pontos cardeais e recordando o pórtico de catedrais, simbolizando os estádios de atividade desportiva, tantas vezes e comumente assim chamados de «catedrais»”, informa ainda a CMO.

“Sobre cada arco descansa um figura em pedra, que representa um animal, aludindo às mascotes de uma possível federação ou clube e do elemento central unificador dos 4 arcos, ergue-se uma estrutura metálica suportando a chama, como símbolo olímpico e energia vitalizadora da ação e valores desportivos que se prtende perpetuar”, diz também a autarquia.

A CMO termina a explicação da obra, afirmando que “encontram-se 3 elementos circulares com desenho de espirais, representando a evolução do desporto ao longo do tempo, como elementos que descrevem uma sequência de crescimento através das suas diferentes dimensões e modalidades”.

Esta obra escultórica numa rotunda de Porto Salvo, surge na sequência da política municipal de requalificação das rotundas do concelho, havendo já outras obras do mesmo tipo na Cidade do Futebol e perto do Estádio Municipal de Oeiras.

Quanto à cerimónia propriamente dita, esta contou com a presença de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, do escultor Moisés Paulo e de Dinis Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Porto Salvo, para além de alguns elementos do staff camarário e jornalistas.

Depois do descerramento da placa informativa da escultura, seguiram-se as intervenções das 3 individualidades presentes.

O primeiro foi o escultor Moisés Paulo, que começou por agradecer à Câmara o convite para fazer uma escultura que representa “a glória ao desporto” e “o Homem na sua conjugação como um todo”.

O escultor destacou ainda a utilização de azulejos na sua obra, um material muito português e duradouro, e explicou que as pequenas rodas com espirais presentes no chão representavam as voltas da vida desportiva e o movimento dos atletas.

Moisés Paulo terminou as suas declarações agradecendo à arquiteta Gisela Duarte, aos seus amigos e aos ajudantes que fizeram nascer a obra.

Depois foi Dinis Antunes, que foi muito rápido na sua intervenção, agradecendo apenas a todos aqueles que ajudaram Porto Salvo a ficar mais bonito e mais funcional para todos os seus habitantes.

Já Isaltino Morais começou por agradecer à arquiteta Gisela Duarte e à Vereadora Joana Baptista e explicou que as esculturas agora instaladas nas rotundas tem como objetivo a requalificação das mesmas.

O Presidente da Autarquia disse ainda que para além desta em Porto Salvo, já foram requalificadas (com a instalação de esculturas) duas rotundas perto da Cidade do Futebol, no Jamor, e uma perto do Estádio Mário Wilson, em Oeiras, havendo ainda uma 5ª rotunda na calha.

Isaltino Morais disse ainda que as esculturas é um “apoio” da autarquia aos atletas olímpicos que estão em Tóquio e que treinam várias horas durante meses e meses, às vezes para melhorar 1 segundo, que em várias provas representa a diferença entre uma medalha e a “glória celeste”, e um dos últimos lugares e a consequente eliminação.

O líder autárquico explicou ainda que a colocação destas esculturas também representa a democracia e que são muito importantes para a sociedade e para os habitantes das localidades, pois todos poderão contemplar a beleza das obras e haver uma harmonia connosco e com os outros.