Outsystems Olímpico de Oeiras vence 2ª Etapa do Campeonato Nacional de Triatlo

562

O OutSystems Olímpico de Oeiras foi o grande vencedor do Rios Ibérico Triathlon 2021, 2ª Etapa do Campeonato Nacional de Clubes Jogos Santa Casa, disputado em Entre-os-Rios.

A prova decorreu em formato de contra-relógio, o que quer dizer que ao contrário do que é habitual, todos os elementos da mesma equipa têm de terminar o percurso juntos.

O clube oeirense ganhou nos dois escalões (seniores Femininos e Seniores Masculinos), adaptando-se bem a estas condições completamente diferentes da maior parte das competições de Triatlo.

Na prova feminina, Maria Tomé, Beatriz Nunes Santos e Matilde Santos completaram o percurso em 1h10m20s, batendo toda a concorrência.

No final dos 3 segmentos, Maria Tomé referiu que “tínhamos uma tática definida e penso que correu dentro daquilo que tínhamos planeado, pois eu a Beatriz ajudámos a Matilde a terminar a Natação mais confortável e depois com um trabalho conjunto no Ciclismo e no Atletismo tentámos fazer o melhor tempo possível”.

Na 2ª posição ficou o Alhandra Sporting Clube (Gabriela Ribeiro, Ana Ramos e Inês Rico), que também tinha sido vice-campeão da 1ª Etapa, em Sines, e no lugar mais baixo do pódio ficou o CNATRIL (Raquel Rocha, Mariana Marques e Ana Filipa Santos).

Em Masculinos, Alexandre Montez, João Chagas, Miguel Tiago Silva e Christophe De Keyser deram a vitória ao OutSystems Olímpico de Oeiras, ao completarem o percurso em 59m19s.

No final da prova, Miguel Tiago Silva referiu que “o nosso objetivo era ganhar esta etapa para ter hipótese de chegar ao título na etapa de Lisboa; fizemos um estágio de preparação na semana passada, onde treinámos o contra-relógio e o papel de cada um e as coisas acabaram por correr na perfeição, foi incrível a sintonia; a consistência, a comunicação e a união da equipa foi o segredo para tudo correr tal como planeado; o segmento da Natação correu muito bem, no Ciclismo, sendo um percurso duro, tínhamos de dar o nosso melhor e o Atletismo foi muito constante do início ao fim, com muito apoio mútuo que no final resultou na vitória”.

Nas posições seguintes ficaram o Clube de Natação de Torres Novas (João Nuno Batista, Guilherme Pires, Gustavo do Canto e Luís Velasquez Ramos) e o Benfica (Alexandre Silva, Alexandre Nobre, Gabriel Santos e Miguel Arraiolos).

A zona de transição desta prova estava montada na Marina de Entre-os-Rios, enquanto o percurso de Natação decorreu no Rio Douro e no Rio Tâmega; os restantes setores foram disputados na IC35 (Ciclismo) e nas margens do Rio Douro com uma subida para a famosa (por motivos trágicos) Ponte Hintze Ribeiro.

Numa espécie de balanço, Marco Miranda, Vice-Presidente da Federação de Triatlo de Portugal referiu que “as provas realizam-se paulatinamente; em alguns municípios para os quais tínhamos provas previstas encontravam-se em risco muito elevado, sendo por isso de bom senso o cancelamento de provas; no entanto, todas as outras competições mantiveram-se no calendário com esta massa de Triatlo, como se registou nesta prova”.

A próxima etapa do Campeonato Nacional de Clubes Jogos Santa Casa, que será a última, vai decorrer no dia 4 de setembro, em Lisboa, no formato de Estafetas.