Vasco Vilaça enfrenta última etapa da Super League no próximo dia 25

258

O triatleta Vasco Vilaça realiza no próximo dia 25 de setembro a última etapa da Super League Triathlon Championship, que decorre na cidade de Malibu, nos Estados Unidos.

A Super League Triathlon é uma prova particular, reconhecida pela ITU e para a qual o atleta português é convidado desde 2019.

Com distâncias muito curtas (300 metros de Natação, 4 Km de Ciclismo e 1,6 Km de Atletismo), os atletas têm de percorrer os 3 segmentos 3 vezes, mas podem alterar a sequência habitual se assim o entenderem, o que torna a prova mais espetacular.

Sobre as provas, Vilaça refere que “os formatos das provas são sempre duros; é mais divertido competir na rua, com os fatores técnicos a contar para o resultado, principalmente na bicicleta, com todas as curvas e ultrapassagens; as provas indoor, não sendo tão realistas tornam-se mais agressivas, nunca se pode nadar na onda ou andar na roda, o que estiver melhor fisicamente, ganha”.

Estas provas indoor estiveram em destaque durante a pandemia com o nome de “Super League Triathlon Arena Games powred by Zwift”, onde todos os atletas estavam numa “bolha” e existia pouco contacto entre os atletas.

“Não havendo contacto na Natação, roda ou ultrapassagens com a bike, deixa de haver estratégia, ganhando, em princípio, o atleta fisicamente mais forte; correr na passadeira também é um pouco diferente do que correr no exterior com curvas; a ideia era os atletas chegarem à cidade onde se realiza a prova, saírem do hotel para o local da competição, mantendo a distância física recomendada para reduzir o perigo de contágio”.

Na primeira etapa desta competição, no dia 5 de setembro, os atletas tiveram que contar com um percurso “sui generis”: a primeira parte contou com os 3 segmentos pela ordem normal (Natação, Ciclismo, Atletismo), dois minutos depois os participantes fizeram Atletismo, Ciclismo e Natação, e na terceira e última parte, depois de 4 minutos de descanso, toda a gente arrancou com o Ciclismo, passando depois para o setor da Natação e do Atletismo.

Vilaça deu o seu melhor e alcançou o 4º lugar, um lugar acima da posição conseguida a 12 de setembro na cidade alemã de Munique, onde decorreu uma prova no formato de Equalizador: dois segmentos completos de Natação, dois de Ciclismo e dois de Atletismo, sem interrupções.