Perto de 100 velejadoras de 23 equipas, em representação de 20 clubes de 10 países Europeus, dão início este fim de semana à sua participação na Final da Sailing Champions League Feminina, de 15 a 17 de Outubro em Cascais, numa prova promovida pela Sailing Champions League, localmente pela SailCascais, numa organização do Clube Naval de Cascais.
O evento, que designará o melhor clube de vela feminino da Europa, atraiu as melhores equipas da Alemanha, Suíça, França, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Países Baixos, Polónia, Inglaterra e Portugal.
Irá ser um fim de semana intenso de regatas em Cascais. Todas as equipas têm previsto realizar 18 provas na fase de qualificação, que apurará as 4 primeiras classificadas desta fase a participar na final, onde a primeira equipa a vencer duas regatas leva o título em disputa.
A Sailing League, Liga de Vela em português, promove a competição entre clubes em toda a Europa, despertando velhas, mas saudáveis rivalidades, trazendo a vela à sua essência e onde tudo começa, nos clubes, agregando assim a comunidade em volta dos seus atletas e equipas.
As equipas rodarão os barcos, todos eles iguais e providenciados pela organização, sendo as regatas em si curtas e perto de terra num modelo de acuo, sendo fácil de acompanhar.
“Estamos muito felizes de estar aqui, é a nossa primeira prova fora desde que a pandemia começou e por isso estou muito feliz por voltar às competições contra uma excelente frota internacional” salientou Margot Riou, a Campeã Francesa de barcos de quilha que representará o APCC de Nantes.
Já a alemã Monika Linder, do Deutsche Touring Yacht Club, uma das atletas que esteve no percurso para Tokyo 2021 pelo seu país, e membro da tripulação que ganhou a Sailing Champions League em 2016, salientou que
“É muito bom ver uma frota em bom número e tão forte como a que está presente aqui em Cascais. Vão ser uns excelentes dias de competição!”.
De Portugal, a equipa do Clube de Vela Atlântico, de Mafalda Pires de Lima e a do Sport Algés e Dafundo de Carolina João, vencedoras da Lusíadas Saúde Women On Water Portugal no ano passado e deste ano respectivamente, lideram a armada portuguesa que irá lutar pelos lugares de topo.
Olhando para a previsão meteorológica, Cascais continuará a presentear as participantes com sol e calor e com uma brisa não muito forte.
Está tudo pronto em Cascais para decidir qual o melhor clube de vela feminino da Europa.