Sailing Champions League Feminina: Final é na Baía de Cascais

298
Women's Sailing Champions League Cascais

Perto de 100 velejadoras de 23 equipas, em representação de 20 clubes de 10 países Europeus, dão início este fim de semana à sua participação na Final da Sailing Champions League Feminina, de 15 a 17 de Outubro em Cascais, numa prova promovida pela Sailing Champions League, localmente pela SailCascais, numa organização do Clube Naval de Cascais.

O evento, que designará o melhor clube de vela feminino da Europa, atraiu as melhores equipas da Alemanha, Suíça, França, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Países Baixos, Polónia, Inglaterra e Portugal.

Irá ser um fim de semana intenso de regatas em Cascais. Todas as equipas têm previsto realizar 18 provas na fase de qualificação, que apurará as 4 primeiras classificadas desta fase a participar na final, onde a primeira equipa a vencer duas regatas leva o título em disputa.

A Sailing League, Liga de Vela em português, promove a competição entre clubes em toda a Europa, despertando velhas, mas saudáveis rivalidades, trazendo a vela à sua essência e onde tudo começa, nos clubes, agregando assim a comunidade em volta dos seus atletas e equipas.

As equipas rodarão os barcos, todos eles iguais e providenciados pela organização, sendo as regatas em si curtas e perto de terra num modelo de acuo, sendo fácil de acompanhar.

Estamos muito felizes de estar aqui, é a nossa primeira prova fora desde que a pandemia começou e por isso estou muito feliz por voltar às competições contra uma excelente frota internacional” salientou Margot Riou, a Campeã Francesa de barcos de quilha que representará o APCC de Nantes.

Já a alemã Monika Linder, do Deutsche Touring Yacht Club, uma das atletas que esteve no percurso para Tokyo 2021 pelo seu país, e membro da tripulação que ganhou a Sailing Champions League em 2016, salientou que

É muito bom ver uma frota em bom número e tão forte como a que está presente aqui em Cascais. Vão ser uns excelentes dias de competição!”.

De Portugal, a equipa do Clube de Vela Atlântico, de Mafalda Pires de Lima e a do Sport Algés e Dafundo de Carolina João, vencedoras da Lusíadas Saúde Women On Water Portugal no ano passado e deste ano respectivamente, lideram a armada portuguesa que irá lutar pelos lugares de topo.

Olhando para a previsão meteorológica, Cascais continuará a presentear as participantes com sol e calor e com uma brisa não muito forte.

Está tudo pronto em Cascais para decidir qual o melhor clube de vela feminino da Europa.