Sailing Champions League (F): CV Atlântico sagra-se vice-campeão europeu em Cascais

327
Clube de Vela Atlântico - Sailing Championship 2021 - Cascais

Uma proeza para a vela portuguesa, até pelo facto do Sport Algés e Dafundo ter conquistado o derradeiro lugar do pódio.

As suecas do Hjuviks Bätklubb são as grandes vencedoras da final da Sailing Champions League feminina organizada pelo Clube Naval de Cascais, no último fim de semana, enquanto as portuguesas do Clube de Vela Atlântico sagraram vice-campeãs europeias.

O clube escandinavo conquistou o título de melhor clube de vela feminino da Europa, batendo as outras 22 equipas presentes, em representação de 20 clubes de vela, de 10 países europeus.

Johanna Bergvcist, terceira melhor velejadora feminina de match racing a nível mundial, fazendo tripulação com Elinor Hansen, Joselon Akesson e Isabelle Bergqvist, lideraram desde o primeiro dia, navegando de uma forma muito consistente, obtendo apenas vitórias e segundos lugares nas 8 regatas que realizaram.

Uma performance excelente numa categoria de barcos, com os quais não estavam muito familiarizados.

As portuguesas do Clube de Vela Atlântico terminaram numa excelente segunda posição, tendo perseguido o clube sueco até ao fim, e com o mérito de terem sido o clube com o maior número de vitórias nas regatas disputadas.

O Sport Algés e Dafundo fechou os lugares do pódio. A vela portuguesa está, portanto, de parabéns com duas equipas nacionais no pódio.

Uma referência para o facto do último dia de provas ter sido marcado pelo nevoeiro intenso e pela ausência de vento na Baía de Cascais. A Comissão de Regatas viu-se obrigada a reduzir o programa, cancelando várias regatas e, mais concretamente, a final a quatro.

Alguma frustração para as equipas que se tinham apurado para a final, onde se incluíam as duas portuguesas e as dinamarquesas do Arhus Sejlklçuu, que assim se viram incapazes de desafiar as líderes, numa final onde tudo poderia acontecer. Contingências do desporto da vela…

No próximo ano, a final da Sailing Champions League feminina será de 7 a 9 de Outubro, em Lausanne, Suíça.

Clube Naval de Cascais