Ironman Portugal Cascais: Beaudi e Clutterbuck foram os vencedores da distância rainha

609
Stephanie Clutterbuck - Ironman Portugal Cascais 2021

Mais de 3000 atletas regressaram ao grande palco das competições de triatlo em território nacional, sob os protocolos IRONMAN Safe Return to Racing, para participar na 1ª edição do IRONMAN Portugal – Cascais e na 4ª edição do IRONMAN 70.3 Portugal – Cascais, após um ano de adiamento devido à pandemia Covid-19.

Jérémy Beaudi (FRA) e Stephanie Clutterbuck (GBR) foram os grandes vencedores da prova da distância rainha IRONMAN, que decorreu no sábado.

Já Magnus Ditlev (DNK) e Marjolaine Pierré (FRA) venceram a 4ª edição do IRONMAN 70.3 Portugal – Cascais 2021, fechando assim um fim de semana cheio de emoções e de triatlo.

Estreia do Ironman Portugal Cascais com cerca de 2000 triatletas

Os atletas partiram este sábado às 07:50, da Praia da Ribeira, pouco antes do nascer do sol e após a cerimónia protocolar do hino nacional que contou com a presença do Governo de Portugal, representado por João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto e o Vereador do Desporto de Cascais, Francisco Kreye.

Um cenário ideal para iniciar o segmento de natação de 3,8 km (2,4 milhas) numa única volta na Baía de Cascais, com a saída da água em frente da Fortaleza no Clube Naval.

Após a transição, enfrentaram um percurso de ciclismo de 180,2 km (112 milhas) ao longo da estrada da Praia do Guincho e pela floresta de Sintra, antes de entrar no Circuito do Estoril onde outrora competições de Fórmula 1 e Moto GP tiveram palco.

Os atletas terminaram o percurso de ciclismo com duas voltas, uma mais curta, em estradas planas e paralelas ao oceano, entre Cascais e Oeiras.

Esta primeira edição contou com cerca de 1700 atletas de Grupos de Idade, e 367 portugueses inscritos.

Destaque ainda para a presença dos canadianos Elizabeth Model (grupo de idade 60-64) e John Wragg (70-74) que ultrapassaram em Cascais as suas marcas em número de provas IRONMAN: Elizabeth completou 101 provas e John subiu o seu recorde para 278.

Na prova de 70.3, triatletas portugueses enfrentaram elite mundial

A Baía de Cascais encheu este domingo para dar as boas-vindas à última competição, com a presença de representantes dos três municípios (Cascais, Sintra e Oeiras) que fazem parte do percurso do IRONMAN 70.3 Portugal – Cascais: 1,9 km (1.2 milhas) de natação, 90 km (56 milhas) de ciclismo e 21,1 km de corrida.

Os atletas profissionais abriram as hostilidades e foram o grande momento de inspiração para os restantes atletas de grupos de idade, ao partirem em primeiro, rumo à meta.

Com uma prova bastante competitiva, o triatleta João Francisco Ferreira, vice-campeão nacional de média distância e 10º classificado no mundial de longa distância, foi o melhor português em prova, com um tempo total de 03:52:53, alcançando uma excelente 11ª posição.

Às 10:02, o sino soou para a partida das atletas PRO femininas: entre elas, a bicampeã nacional de média distância, Raquel Rocha, que se estreou no IRONMAN 70.3 com uma extraordinária prestação, alcançando o 8º lugar com um tempo final de 03:52:53.

Os atletas olímpicos portugueses Melanie Santos (triatlo), João Pereira (triatlo) e Alexis Santos (natação) e os triatletas medalhados Alexandre Nobre e Vasco Vilaça, competiram também nesta prova mas na modalidade de estafetas.

Ironman Portugal Cascais