Canoagem de Mar: Clube do Mar da Costa do Sol sagra-se vice-campeão nacional

608
Clube do Mar da Costa do Sol

Decorreu há dias a segunda etapa do campeonato nacional de canoagem de mar. O Clube do Mar Costa do Sol alcançou a segunda posição da classificação colectiva, sagrando-se Vice-campeão Nacional na especialidade de Canoagem de Mar.

Do somatório das duas etapas e a nível individual, foram conquistados 3 títulos de vi-campeões nacionais, uma medalha de prata e 3 medalhas de bronze.

A segunda etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, pelo Clube Naval de Sesimbra e pelo Clube de Canoagem de Setúbal, decorreu no dia 24 de outubro entre Sesimbra e Setúbal e contou com a participação de 28 clubes de Norte a Sul de Portugal Continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Devido às limitações impostas pela pandemia de Covid-19, que obrigaram à reorganização do calendário de provas da Federação Portuguesa de Canoagem, a edição de 2021 do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar foi disputada apenas em duas etapas.

No total, 207 atletas competiram nesta etapa num percurso de 21 quilómetros, em que a partida aconteceu em Sesimbra e a chegada em Setúbal. O Clube do Mar Costa do Sol marcou presença com 24 atletas.

Numa competição marcada por um plano de água muito duro com ausência de onda e vento, destaque para o atleta Francisco Dias em SS1 júnior, a alcançar a terceira posição do pódio nesta etapa, conquistando a medalha de bronze no campeonato.

Ainda em SS1 júnior os atletas do CMCS alcançaram os seguintes lugares: João Alves da Silva (5º lugar), Tomé Hamard (8º lugar), Bruno Pires (16º lugar), João Roboredo (22º lugar).

Em SS1 júnior feminino, a atleta Tatiana Costa alcançou a 3ª posição sagrando-se Vice-Campeã Nacional, e a atleta Catarina Santos a 4ª posição, conquistando a medalha de bronze no campeonato.

Em SS1 sénior participaram 5 atletas que alcançaram os seguintes lugares: Henrique Marcelino (10º lugar), Juan Vilória (11º lugar), Rafael Faria (16º lugar), Gonçalo Aires (18º lugar), Philippe Paymal (18º lugar).

Em SS1 sénior feminino, a atleta Sara Sotero foi a grande vencedora desta etapa. No escalão Sub-23, a atleta Sara Sotero conquistou a medalha de prata.

Destaque para os atletas Rafael Faria e Gonçalo Aires, que no escalão Sub-23 classificaram-se em segundo e terceiro lugar respetivamente no campeonato.

Os atletas Afonso Gaspar e André Lopo chegaram em segundo lugar no escalão de SS2 júnior, sagrando-se Vice-campeões Nacionais de canoagem de mar. Também no escalão SS2 júnior a tripulação Pedro Brito e André Sancho alcançou a 7º posição nesta etapa.

A dupla Catarina Santos e Pedro Rolla em SS2 misto conquistaram a 7ª posição e em SS2 Sénior a tripulação constituída pelos atletas Gonçalo Canhoto e Manuel Andrade conquistaram a 9ª posição.

No escalão de Veterano B, o atleta José Alegria Fernandes alcançou a 9ª posição e o atleta Paulo Aires a 14ª posição.

Para a Presidente da Direcção Vanina Chantal, “foi uma época fantástica que acabou em grande“.

“Com uma equipa mais reduzida, mas igualmente motivada e empenhada, conseguimos conquistar o título de Vice-campeões Nacionais na especialidade de Canoagem de Mar, que é a nossa grande paixão.

Somos ‘ocean spirit’, treinar e competir no mar é um gosto enorme. Todos os atletas CMCS estão de parabéns. Pelos títulos, pelas medalhas, pelos lugares alcançados, pela auto-superação de cada um, mas acima de tudo pela humildade com que competem.

São fonte de inspiração, exemplo, referência e motivação. São uns verdadeiros heróis e representam o emblema de Oeiras! Viva o CMCS! Viva Oeiras!”

UFOPAC