Vela: Fundação Mirpuri anuncia Troféu com regata de 1000 milhas offshore

332
Regata das Mil Milhas 2022 - Mirpuri Foundation

Uma regata de mil milhas ao largo do Atlântico e dois novos recordes oficiais de regata, estão entre as novidades desta edição do Mirpuri Foundation Sailing Trophy 2022, que terá lugar entre os dias 2 e 10 de julho, em Cascais.

Para além do lançamento de uma das mais longas regatas anuais offshore, os organizadores do evento revelam planos para uma semana intensa de competição e diversão para múltiplas classes, incluindo Maxi Yachts, NHC, ORC, Classics e Optimist, ILCA e 420.

A “Regata das Mil Milhas” seguirá um percurso desafiante através do Oceano Atlântico, a partir do porto de Cascais, em torno da ilha de Porto Santo, na Madeira, e regressando por fim a Cascais.

Para a próxima edição foram igualmente anunciados dois recordes, com prémios e direito a um lugar no livro de recordes, prontos para serem reclamados pelos velejadores pioneiros desta primeira edição – um recorde geral de regata para o final do circuito completo mais rápido, e um recorde oficial de 12 horas de velocidade.

No seu terceiro ano, o Mirpuri Foundation Sailing Trophy, organizado em parceria com o Clube Naval de Cascais, continua a crescer em escala e ambição, tornando-se num evento de destaque do calendário de Vela de Verão.

Recorde-se que, o evento do ano passado contou com a participação da frota de IMOCA 60s e VO65s, que se juntou à regata como parte da The Ocean Race Europe.

De salientar que a sustentabilidade está no centro do Mirpuri Foundation Sailing Trophy e nessa medida o evento é ‘livre de plástico’, desenvolvido com o objectivo de consciencializar para importantes projectos de conservação marinha em todo o mundo.

Esta regata celebra também a inovação e a criatividade da comunidade científica, com diversas iniciativas de sustentabilidade, incluindo o ‘Mirpuri Foundation Ocean Award’ que homenageia entidades ou indivíduos que apresentem um projecto com impacto positivo na saúde dos nossos oceanos.

Estamos orgulhosos por lançar a ‘Regata das Mil Milhas’ como parte do crescimento do Mirpuri Foundation Sailing Trophy e de propor um novo desafio aos atletas.

Com mais de uma semana de atividades, a edição de 2022 do Sailing Trophy será a maior e mais ambiciosa da regata, um passo significativo para o futuro deste evento.

Estamos ansiosos por dar as boas-vindas aos velejadores e por dar início a um dos principais eventos do calendário Europeu de Vela de 2022“, comentou Paulo Mirpuri, Presidente da Fundação Mirpuri.

Já o Presidente do Clube Naval de Cascais, Gonçalo Esteves, refere que estão “contentes por fazer parte do processo evolutivo do Mirpuri Foundation Sailing Trophy“.

Este evento já está inscrito no calendário de Vela português e acreditamos que com a ‘regata das Mil Milhas’, esta competição torna-se uma das mais importantes regatas offshore da Europa”.

De relembrar que a Marina de Cascais já foi palco de numerosos eventos de vela de alto nível, incluindo a America’s Cup World Series, o World Match Racing Tour, a Audi MedCup e a edição do ano passado da The Ocean Race Europe.

O Clube Naval de Cascais é a casa da maior escola de vela do país e da base da The Mirpuri Foundation Racing Team, vencedora da The Ocean Race Europe 2021.

Estão abertas as pré-inscrições para o Mirpuri Foundation Sailing Trophy através do site www.mirpurisailingtrophy.com

Agenda

3 de Julho – Início “Regata das Mil Milhas”, com um percurso de 1.000 milhas náuticas – Cascais – Ilha de Porto Santo (Madeira) – Cascais
7 – 10 de Julho –Maxi Yachts (Cascais)
9 – 10 de Julho – NHC, ORC, Clássicos, Optimist, ILCA e 420
10 de Julho – Cerimónia de Entrega de Prémios