Início DESTAQUE Cruz Quebrada: Oeiras investe 6 milhões de euros no Centro Tecnológico e...

Cruz Quebrada: Oeiras investe 6 milhões de euros no Centro Tecnológico e Desportivo da FMH

250
Centro Tecnológico e Desportivo - Cruz Quebrada

Com um custo global estimado em 10 milhões de euros, o novo Centro Tecnológico e Desportivo, que fará parte do Campus das Tecnologias da Motricidade Humana e do Desporto, na Cruz Quebrada, resulta de um protocolo assinado entre o Município de Oeiras e a Faculdade de Motricidade Humana.

A Câmara Municipal de Oeiras (CMO) e a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) assinaram um acordo para o desenvolvimento do Campus das Tecnologias da Motricidade Humana e do Desporto, na Cruz-Quebrada.

A construção deste novo Centro Tecnológico foi desenhada em articulação com o pólo universitário da FMH.

A criação deste Centro tem como objectivo a criação de infraestruturas tecnológicas necessárias para o desenvolvimento da investigação científica na área da motricidade humana e do desporto.

O projecto, que recebeu um financiamento de 6 milhões de euros da Câmara Municipal de Oeiras, terá um custo global de 10 milhões de euros.

O desenvolvimento do novo pólo universitário surge como resposta às necessidades identificadas pela Faculdade de Motricidade Humana, nomeadamente de renovação e ampliação das suas instalações.

Em parceria com a FMH, o Executivo de Oeiras vai também assegurar a remodelação paisagística e estrutural das infraestruturas existentes e comparticipar a construção de novos espaços para os estudantes.

O acordo comtempla ainda o compromisso da FMH em ceder à Câmara Municipal de Oeiras o direito de superfície da Quinta da Graça e do Pavilhão dos Esteiros, na Cruz Quebrada.

Este compromisso consta de um acordo de cedência, por um período de 80 anos, renovável, de mútuo acordo, por períodos sucessivos de dez anos. O Município de Oeiras tem previsto a criação de uma escola de dança e de bailado, na Quinta da Graça, e a reabilitação do pavilhão ou construção de um novo espaço gimnodesportivo polivalente, no terreno dos Esteiros.

Esta iniciativa está também alinhada com a estratégia desenvolvida pela CMO de afirmar o Oeiras Valley como ecossistema integrado para negócios, ciência e tecnologia.

Esta abordagem visa a promoção da agenda de Oeiras para a Educação e Sociedade, Inovação e Internacionalização, envolvendo a sociedade, a universidade e o tecido empresarial.

Oeiras Valley