Início Atletismo Fim da Europa 2022: SMAS Sintra entra na Corrida pelo Ambiente

Fim da Europa 2022: SMAS Sintra entra na Corrida pelo Ambiente

231
Corrida Fim da Europa 2022

Vamos fazer da CORRIDA MAIS BONITA DO MUNDO, também a mais ECOLÓGICA!”, é o desafio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) aos cerca de 2.500 participantes inscritos na Corrida Fim da Europa, que vai decorrer no domingo, dia 6 de fevereiro, entre Sintra e o Cabo da Roca.

Após o interregno de um ano, resultante das medidas impostas devido à pandemia, a 31ª edição da Corrida Fim da Europa regressa ao percurso delineado entre a Vila de Sintra e o ponto mais ocidental do continente europeu, ao longo de 17 km, pelas estradas sinuosas da Serra de Sintra.

As partidas, agendadas para as 10h00 e as 10h15 (para dividir os atletas devido às condições naturais do início da prova), vão ter lugar na Volta do Duche.

Com um percurso classificado como tecnicamente difícil, que terá de ser efectuado no tempo máximo de 2h30, a Corrida Fim da Europa é uma competição de atletismo de estrada, coorganizada pela Câmara Municipal e pelos SMAS de Sintra.

Os SMAS de Sintra vão, no âmbito desta prova desportiva, sensibilizar para a adopção de comportamentos ambientalmente responsáveis por parte dos participantes, por um lado em relação ao ciclo urbano da água e, por outro lado, na vertente dos resíduos, neste caso quanto à deposição de máscaras, plásticos e biorresíduos.

Com obrigatoriedade de uso de máscara até à ocasião da partida e após a chegada, a prova vai contar com contentorização específica para colocação de máscaras descartáveis, as quais serão encaminhadas pelos SMAS de Sintra para valorização, no âmbito do Projecto de Reciclagem e Valorização de Máscaras e Têxteis que se encontra em fase de arranque em algumas áreas do concelho de Sintra.

No início, durante o percurso e no final da prova, os SMAS de Sintra vão disponibilizar diversos equipamentos para a deposição de plásticos, no sentido da reciclagem destes resíduos, assim como contentorização para recolha de indiferenciados.

No Cabo da Roca, dada a distribuição de alimentos sólidos por parte da organização, no momento da chegada, estarão disponíveis contentores para a recolha de biorresíduos, sendo previamente entregue um saco verde a cada participante, para a correcta deposição de cascas de fruta e outros resíduos orgânicos.

Ainda no Cabo da Roca, sob o mote “Beba água da torneira”, os SMAS de Sintra vão distribuir águas aromatizadas e da torneira, para promover a qualidade da água da rede pública, que responde a todas as normas e requisitos legais.

Contando com vários embaixadores, como a ex-atleta olímpica Aurora Cunha e nomes conceituados das provas de estrada como Bruno Claro, Fabulosa Teresa, Running Boy e Rita Machado, a Corrida Fim da Europa vai mobilizar a participação de 17 funcionários dos SMAS de Sintra que, no próximo domingo, prometem aliar a prática de exercício físico ao contacto com o património natural da Serra de Sintra.

SMAS Sintra