Início Surf Capítulo Perfeito 2022: Aritz Aranburu sagra-se campeão da 8ª Edição

Capítulo Perfeito 2022: Aritz Aranburu sagra-se campeão da 8ª Edição

187
Aritz Aramburu - Capítulo Perfeito 2022

O dia que os surfistas esperaram desde janeiro para serem chamados a entrar no mar de Carcavelos, chegou este sábado, 19 de fevereiro, com ondas, tubos e vento perfeitos para mais um ‘Capítulo’ no história do Surf daqui e além-fronteiras.

O que torna este campeonato “Capítulo Perfeito” tão especial é, precisamente, essa ‘espera’ que pode ir até dois meses (março), para que estejam reunidas as condições ideais para os participantes apanharem o tubo do ano, ou, quem sabe, das suas vidas.

Porque no mar tudo pode acontecer, por mais que se façam previsões ou se conjuguem os astros, ventos e marés.

Que o diga Tiago Pires, um dos mais reputados surfistas portugueses, para quem o mar de Carcavelos é sempre um desafio e por vezes “difícil de ler” como ele nos confessou este sábado durante a competição que reuniu grandes nomes do surf nacional e internacional.

A competição é forte e o maior adversário hoje é mesmo o mar que está difícil de ler, as ondas quando vêm são boas, mas poucas e portanto é preciso estarmos bem atentos com as ondas a virem“, confessou Tiago Pires mesmo à saída da “ronda de repescagem” que lhe correu bem e lhe permitiu passar à ronda seguinte.

Mas, o Capítulo Perfeito tem outras particularidades que o tornam único, como seja a forma como os surfistas são seleccionados, através da votação do público.

Esta edição de 2022 reuniu 49 mil votos e todos puderam eleger o surfista que queriam ver na competição de Carcavelos e acompanhar as suas prestações em streaming.

Para além disso, através da categoria “new generation”, os mais novos como Santiago Graça puderam competir lado a lado com os consagrados.

É incrível competir com toda esta malta que surfa super-bem, neste bom ambiente. É muito divertido sempre e tenho muito a agradecer pelo convite”, exclamou Santiago à saída de uma das rondas, ainda com a adrenalina à flor da pele gotejada de sal e entusiasmo.

Aritz Aranburu acabou por se consagrar o campeão desta 8ª edição do Capítulo Perfeito, por ter sido o surfista em competição que melhor dominou a manobra principal do evento, o tubo, quando as ondas estão entre 2 e 3 metros, tubulares, com vento de terra e esquerda e direita.

Na final, o jogador do Zaragoza enfrentou o americano Cory Lopez, o português Pedro Boonman e o havaiano Kiron Jabour.

CM Cascais