Cascalenses de sucesso: Mariana Coelho

199

Sabemos que o Dia Internacional da Mulher já lá vai, mas convenhamos que Dia da Mulher é todos os dias, pois todos os dias devemos homenagear e respeitar as “guerreiras” que têm uma profissão, e que para além disso, são esposas, mães, donas de casa, e têm outras tarefas diárias para cumprir.

Uma destas “guerreiras” cascalenses é Mariana Coelho, futebolista de 26 anos do Estoril-Praia.

De sorriso fácil e humor certeiro, Mariana considera-se “determinada e lutadora”, pois gosta de Futebol, mas começou a sua carreira desportiva no Hóquei em Patins e numa equipa maioritariamente masculina.

Depois, mais concretamente aos 13 anos, lá veio o Futebol de 11, por influência do pai, e hoje representa o Estoril-Praia, treinando diariamente no Campo de Futebol de Trajouce.

Em declarações ao site da CMC, Mariana refere que “o Futebol ensina-nos muito, é desafiante porque tira-nos da nossa zona de conforto; estamos sempre a aprender e isso é a sua beleza”, acrescentando que quando começou a carreira jogou logo com mulheres que “tinham entre os 40 e os 45 anos; éramos atiradas aos lobos e tínhamos de crescer do dia para a noite… éramos as caçulas”.

No entanto, o panorama futebolístico está diferente e a decalagem entre homens e mulheres está a esbater-se, o que para Mariana é “um sinal de crescimento e eu, e as da minha geração, fomos pioneiras nesta mudança; o Futebol Feminino ainda tem muito para andar, apesar da diferença ser enorme; mas está a mudar!”.