Decorreu recentemente no campo principal do Complexo Desportivo do Real SC, em Monte Abraão, um jogo solidário pelas vítimas da Guerra Rússia/Ucrânia.
O evento juntou várias individualidades famosas, como Mário Jardel e os irmãos Nélson Rosado e Sérgio Rosado (que formam o grupo ‘Anjos’), os mentores do projeto.
Os três formaram duas equipas (‘Amigos de Jardel’ e ‘Amigos dos Anjos’) e convidaram antigos jogadores (como Nélson, Tiago, Chaínho, Fernando Mendes e Jorge Andrade), cantores (como Toy, Jimmy P e Calema), antigos atletas (Francis Obikwelu) e apresentadores (como Fernando
Alvim, Rodrigo Gomes e Pedro Fernandes).
No fim, fica momentos de futebol-espetáculo, muito divertimento e grande alegria dos espectadores (que puderam ver ao vivo os seus ídolos).
Mas o mais importante, neste momento, é a situação dos ucranianos (os que estão cá, em segurança, e aqueles que vivem momentos de aflição na fuga do seus país, para os paises vizinhos, como a Polónia, Roménia, Eslováquia e Moldávia).
Todos os presentes no estádio deram produtos alimentares e não alimentares, que agora vão ser entregues àqueles que deixaram tudo para trás, e fogem dos constantes bombardeamentos do exército russo. Como é apanágio do povo português, muitas pessoas deram mais do que era pedido e assim foram imensos os produtos angariados para a comunidade ucraniana que sofre os horrores da guerra.
Estima-se que cerca de 20000 ucranianos tenham chegado/ou estão em vias de chegar a Portugal, muitos para se juntarem a familiares que já vivem no nosso país há muitos anos.