Início Judo Mestre Kioski Kobayashi recordado em jantar de aniversário

Mestre Kioski Kobayashi recordado em jantar de aniversário

360

O saudoso Mestre Samurai, Kioski Kobayashi, foi recordado no dia 9 de abril, dia de seu aniversário, pela Academia de Judo da União Mucifalense, em Colares, no Concelho de Sintra.

“A nossa Academia teve a honra de ser convidada para o jantar de comemoração dirigido pela Filha do Mestre – 皆様 Minasama Sachiko Kobayashi”, escreve o Mestre Jorge Firmino, responsável pela Academia de Judo da União Mucifalense (que tem em marcha o projecto “Família ao Judo”) na sua página da rede social Facebook.

Este projecto é apadrinhado pela filha do saudoso Mestre Kioshi Kobayashi, e marca uma nova etapa e um novo folgo num clube que já foi uma referência nacional e internacional na modalidade.

O mestre Kioshi Kobayashi, “pai do judo português” como é carinhosamente referenciado, chegou a Portugal em 1958 para começar um projeto inicialmente previsto de dois anos, que na verdade acabaram em 47 anos de permanência no país.

Dada a necessidade do incremento da prática do Judo no final da década de 50, que era até então um desporto de elites e com pouca visibilidade em Portugal, Kobayashi acedeu a um convite do seu país para iniciar a divulgação das artes marciais e da cultura nipónica.

O Mestre foi o principal responsável pela fundação da Federação Portuguesa de Judo em 1959 e um dos grandes responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da modalidade em Portugal.

Judo Clube de Portugal, Sporting, Academia Militar, Fuzileiros, Força Aérea, Escola Superior de Polícia, foram alguns dos locais em que passou na qualidade de Mestre de Judo. Kobayashi possuía uma das mais altas graduações da Modalidade – 9º Dan, feito alcançado por apenas quatros judocas a nível internacional.

Foi Selecionador e Treinador das Equipas Nacional e acompanhou-as em Campeonatos da Europa e do Mundo, assim como nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976), Los Angeles(1984) e Seul (1988).

O mérito do Mestre Kiyoshi Kobayashi foi por diversas vezes reconhecido por instituições nacionais e estrangeiras. O Prémio Prestígio da Fundação do Desporto (recebido das mãos do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio), a Medalha Olímpica do Comité Olímpico de Portugal e o Prémio Carreira da Confederação do Desporto de Portugal, são alguns dos prémios recebidos pelo “Pai” do Judo Português.

Recorde-se, anualmente, realiza-se a “Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi” organizada pela Federação Portuguesa de Judo, em homenagem ao grande Mestre que ao longo da sua vida teve um papel fundamental no seio do judo nacional.