Início CASCAIS Circuito mundial 44 Cup em vela passa por Cascais

Circuito mundial 44 Cup em vela passa por Cascais

131
RC44 WORLD CHAMPIONSHIP

Cascais vai receber alguns dos melhores velejadores do mundo em competição na 44Cup,  para o segundo evento de umas das principais competições mundiais de vela.

As regatas para os oito barcos de alto desempenho acontecerão de quinta a domingo (11 a 15 de maio), naquele que é considerado um dos melhores planos de água no mundo para a vela.

Este circuito, que conta com cinco provas em cinco países distintos, tem a particularidade de os timoneiros terem que ser os próprios donos do barco e não poderem ser profissionais por eles contratados, o que significa que, na prática, quem vai ao leme são amadores, que integram nas suas tripulações alguns dos melhores velejadores profissionais do mundo.

O campo de regatas de Cascais é conhecido pelas excelentes condições climatéricas e um dos preferidos da Classe RC44. Como salientou o italiano Vasco Vascotto, tático do “Charisma” nesta edição, “o campo de regatas de Cascais está para a vela, como Kitzbühel está para a prática de esqui e como Monza para a Fórmula1”.

Os ventos fortes e as grandes ondas oceânicas permitem que as tripulações naveguem os seus RC44s a mais de 20 nós (40km/h) de velocidade a favor do vento. “É uma das melhores áreas de vela que se pode imaginar e o Clube é muito bom. O que há para não gostar?” explica o proprietário do “Charisma”, Nico Poons.

Para estes dias esperam-se regatas muito renhidas entre as oito equipas. Por enquanto, a equipa “Ceeref powered by Hrastnik 1860” lidera a frota, depois de ter vencido a primeira prova do circuito em Lanzarote, em fevereiro, mas é seguida de perto pelo “Team Nika” e pela “Artemis Racing”, em terceiro.

Os campeões do circuito na edição passada, a equipa “Aqua de Chris Bake”, está atualmente em sexto da geral, após um início de temporada inconsistente, o que demonstra a grande competitividade entre todos os participantes.

Recorde-se, este campeonato conta com os apoios do Turismo de Portugal, Visit Cascais, Câmara Municipal de Cascais, Federação Portuguesa de Vela, Marina de Cascais, Vista Alegre e a Sailors For The Sea – Portugal, uma associação não governamental que pretende contribuir para a sustentabilidade dos oceanos e mares.