Início SINTRA “Volta à Escola em Bicicleta” – incentivo à mobilidade sustentável

“Volta à Escola em Bicicleta” – incentivo à mobilidade sustentável

194
Dia Internacional da Bicicleta na Escola Básica nº. 2 de Queluz

O dia Internacional da Bicicleta foi assinalado no dia 7 de junho, na Escola Básica nº. 2 de Queluz com atividades de promoção à mobilidade sustentável e de um estilo de vida saudável.

O programa, iniciou-se com a receção da uma comitiva de pais e alunos, responsáveis pela criação do projeto “Comboio de Sarah Afonso”, em Lisboa, na estação de comboios de Queluz-Belas, seguindo-se uma viagem curta de bicicleta, pela ciclovia do eixo verde-azul em direção às escola Básica nº.2 de Queluz, onde está instalada e a funcionar a primeira e única ciclovia do país dentro do ambiente escolar, com cerca de 400 metros, em circuito fechado.

“Aqui todos aprendem a andar de bicicleta e a observar a sinalética existente assim como das infra-estruturas criadas a pensar na sustentabilidade da comunidade que é a Escola”, explica o professor Rui Barata, Coordenador da EB1 nº2 de Queluz.

No âmbito do projeto “Volta à Escola em Bicicleta” a Associação de Pais conseguiu que a proposta apresentada no âmbito do Orçamento Participativo (OP) da Junta de Freguesia de Queluz e Belas, fosse a mais votada pela comunidade, conseguindo uma verba para a aquisição de 20 novas bicicletas uma delas elétrica com atrelado para o transporte de crianças com multideficiência e uma casa em madeira, onde é guardado todo o material ciclável.

Este projeto surge também no âmbito do Plano Municipal de Promoção do Uso da Bicicleta (PMPUB) da autarquia de Sintra, que visa fomentar o ensino da bicicleta em contexto escolar”.

Notícia em Destaque no Jornal Desportivo