Início CASCAIS Iates clássicos disputam Campeonato Europeu em Cascais

Iates clássicos disputam Campeonato Europeu em Cascais

150

Até dia 10 de setembro, Cascais é palco da estreia lusitana do Campeonato Europeu da classe 6 metros 2022.

Apesar das previsões de vento médio fraco (com intensidade a variar entre os 6 e 14 nós) a competição adivinha-se intensa. São vários os velejadores de renome a competir pelo título aqui, um dos melhores campos de regata do mundo.

Ao longo dos cinco dias de prova estão previstas oito regatas para cada divisão.

Entre os 80 velejadores em prova contam-se Campeões Mundiais de várias classes e 11 atletas olímpicos, seis dos quais portugueses.

A representar a bandeira Lusa está Seljm, de Patrick Monteiro de Barros, cuja equipa é constituída exclusivamente por portugueses, com os velejadores olímpicos Álvaro Marinho, que conta com 4 participações em JO, e Nuno Barreto, Bronze em Atlanta 1996, a bordo.

Também a equipa Scroundrel One, do armador John Harald Orneberg, é constituída por portugueses, contando com Diogo Cayolla, velejador com três participações olímpicas – 1996, 2000 e 2004 – a fazer a tática.

Outros barcos que são sérios candidatos aos lugares cimeiros são, na classe “Open”, Seljm, que esteve presente no pódio em todos os campeonatos Europeus e Mundiais da classe disputados desde 2018, e o barco Suíço Thisbe, campeões em título.

Já na divisão dos clássicos, o barco romeno Essentia, com o medalhado olímpico português Hugo Rocha à tática, também promete dar luta ao barco espanhol Bribón 500, do armador Sua Majestade Rei Juan Carlos I de Espanha.