João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que participou no fórum Football Talks, em Oeiras, esta segunda-feira, assegurou que a candidatura ibérica ao Mundial 2030 “é um grande objetivo do país”, acrescentando que “a candidatura conjunta com Espanha será um objetivo que não é só do futebol. Tem um impacto absoluto e transformador”.
João Paulo Correia abordou as futuras mudanças na centralização dos direitos televisivos: “O decreto-lei tinha dois objetivos: aumentar a receita dos direitos televisivos e de multimédia para os clubes e diminuir a desigualdade entre quem recebe mais e menos na indústria do futebol. Determina também que, até 2025/26, tem de ser apresentado o modelo de comercialização centralizada. O Governo está disponível para continuar a conversar com as organizações futebolísticas”.
Recorde-se, foram debatidos no evento temas relacionados com os cinco pilares estratégicos identificados no Plano Futebol 2030 da FPF: Infância e Crescimento, Futebol para Todos e Todas, Qualidade do Jogo, Envolvimento, Sustentabilidade do Ecossistema.
Os antigos futebolistas Luís Figo e Tarantini, o atual selecionador do Egito, Rui Vitória, a ex-basquetebolista Ticha Penicheiro, os presidentes das Câmaras Municipais de Lisboa, Carlos Moedas, e Oeiras, Isaltino Morais, a comissária europeia Elisa Ferreira foram outros dos convidados, numa ação que foi encerrada, pela ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.
Imagem: RTP / arquivo