Início CASCAIS Kika Veselko no “top 3” do ranking europeu

Kika Veselko no “top 3” do ranking europeu

128

A surfista cascalense Kika Veselko (Quinta dos Lombos) venceu recentemente o Lacanau Pro, 3ª Etapa do QS Europe 2022/2023, disputado na Praia Central de Lacanau (França).

O último dia de provas foi de emoção para a atleta do concelho, pois começou por vencer a compatriota Carolina Mendes (10,73 pontos contra 8,80) nas Meias-Finais, e arrecadou o triunfo final frente à francesa Maelys Jouault (13,50 pontos contra 7,00).

Uma semana depois, Veselko viajou até à cidade francesa de Anglet, onde arrecadou um 9º lugar, o mesmo que a também cascalense Teresa Bonvalot, numa prova ganha pela igualmente lusa Yolanda Hopkins, que assim arrecadou 3000 pontos para o ranking europeu.

Com estes resultados, a surfista do Quinta dos Lombos subiu para a 3ª posição do ranking europeu, atrás da lider destacada Yolanda Hopkins e da basca Ariane Ochoa, as duas atletas que disputaram a Final em Anglet.

Já Teresa Bonvalot está em 12º lugar, fora dos lugares que dão à qualificação para as Challenger Series 2023, mas a portuguesa está a disputar as Challenger Series 2022, está a um pequeno passo da qualificação para a World Surf League e pode conseguir um apuramento direto para as CS 2023 por ser a melhor europeia do ranking.

A próxima etapa (novamente um QS3000) está marcada para o mês de Outubro, mais concretamente entre os dias 18 e 23, na Praia de Santa Bárbara (Açores).

Texto João Pereira
Notícia no Jornal Notícias de Cascais