Início SINTRA Massamá, Monte Abraão Renato Kobayashi assume Judo do CSQ e pretende ser uma referência

Renato Kobayashi assume Judo do CSQ e pretende ser uma referência

633
Renato kobayashi

Mestre Renato Kobayashi assumiu recentemente a direção técnica da secção de Judo do Centro Shotokai de Queluz (CSQ). Numa parceria com a Escola de Judo “A Turma dos Judokinhas”, o clube tem como objetivo impulsionar e promover a modalidade Judo na comunidade do concelho de Sintra.

Neste sentido, o Jornal Desportivo esteve à conversa com o Mestre Kobayashi, que nos explicou mais detalhadamente este projeto, que ainda agora começou, mas tem pernas para andar.

Primeiro, pela localização, já que o Centro Shotokai está situado no Monte Abraão, perto de escolas, estações de comboios, terminais de autocarro e até outros clubes e pretende captar jovens que estejam a viver entre as cidades da Amadora e Cacém (zona de São Marcos).

Depois, por  aceitar crianças desde os 4 anos de idade, o que permite formar novos judocas, mas mais importante, formar os homens e mulheres de amanhã, dando-lhes valores através da prática de uma modalidade desportiva.

Este projeto começou recentemente e do zero, pois as instalações estavam muito degradadas, e foi o Mestre Renato Kobayashi que remodelou as instalações e começou a levar praticantes para o clube, quase todos eles da “A Turma dos Judokinhas”.

Aula ministrada pelo mestre Renato Kobayashi

No futuro, o Mestre quer que a secção de Judo do CSQ seja uma “referência no concelho de Sintra” e que eleve “o Judo ao mais alto nível”, voltando a colocar judocas sintrenses em Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos.

A terminar, Renato Kobayashi referiu que “o Judo é o melhor desporto de formação a partir dos quatro anos de idade; queremos ser uma referência nacional e internacional no ensino do bom judo, arte japonesa de desporto e bem-estar”, e deixa um desafio às crianças do concelho: “Venham experimentar duas aulas gratuitas e sentir a atmosfera de praticar Judo com o atleta e treinador olímpico Renato Kobayashi”.

O Centro Shotokai de Queluz, clube desportivo com 46 anos de existência, está vocacionado para as artes marciais, reconhecendo nesta parceria, segundo a sua presidente, Paula Tavares, “uma aposta para continuar a ser uma referência nestas modalidades”.

Modalidade de referência

Recorde-se, Renato Kobayashi, atleta olímpico Seoul em 1988 e treinador no projeto olímpico em Londres 2012, tem ao longo dos anos promovido e desenvolvido a modalidade do Judo, em especial junto das camadas  mais jovens, acreditando que a mesma levará o concelho de Sintra a ser uma referência nacional e internacional.

As inscrições estão abertas a todos a partir dos 4 anos, com vários horários disponíveis de 2.ª a 6.ª feira. Dos 4 aos 14 anos, o horário funciona entre as 16h45 e as 19h30 e a partir dos 15 anos, as aulas são ministradas entre as 19h30 e as 21h30.

O Jornal Desportivo assistiu à primeira aula do Mestre Renato Kobayashi e sua equipa, no âmbito desta parceria entre o Centro Shotokai de Queluz e a Escola de Judo a Turma dos Judokinhas, que decorreu ao final do dia, com a sala cheia e com boa disposição.

O ambiente decorreu em ambiente muito descontraído e motivante para os mais jovens, agradando e sensibilizou os pais e encarregados de educação, para a importância da prática de atividade física, desde que acompanhado por um profissional.

Texto: João Pereira
Fotografia: Jornal Desportivo