Entre 3 e 8 de outubro, os País Baixos foram palco da Taça da Europa de Solo Dance, numa prova que contou com um total de 181 atletas, oriundos de nove países.

Portugal participou nesta competição com um total de 28 atletas nas especialidades de Solo Dance e Pares de Dança.

Guilherme Sousa, do Grupo Desportivo Almargense, teve a melhor prestação portuguesa nesta prova ao conquistar o título de campeão em juniores e a trazer para casa a medalha de ouro.

De referir também Beatriz Jacinto, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme, que conquistou o título de vice-campeã em iniciados.

Também a Sociedade Recreativa de Santa Susana participou nesta competição e alcançou um 4º e 7º lugar em juniores, respetivamente, com Bruna Borges e Teresa Silvestre, um 7º em juvenis (Rita Silvestre) e um 8º em Seniores (Inês Castelo).

Mais recentemente, Itália recebeu a Taça da Europa de Livres e Pares que contou com a presença de mais de 150 atletas, de nove países.

Portugal levou a esta competição 27 atletas dos vários escalões. De destacar a prestação de Joana Lourenço, da Associação Académica de Patinagem de Portugal Rollersky, que subiu ao primeiro lugar do pódio em Infantis. No mesmo escalão, a equipa amadorense trouxe ainda um 5º lugar com Eva Tavares.

Cintia Neves, Iniciados, alcançou um 4º (Long) e um 5º (Short) lugares, Santiago Gonçalves, Junior, trouxe um 8º (Long) e
7º (Short) e Catarina Mendes, Sénior, 10º lugar tanto em Long como Short.

Participaram também nesta competição quatro atletas do GDR “Os Lobinhos”: Rita Afonso que conquistou o 2º (Short) e 3º (Long) lugares em Cadetes, Maria Barroso que alcançou o 4º lugar em Infantis e Diana Vieira com um 5º (Long) e 4º (Short) em Iniciados.

Beatriz Ventura e André Barrinha, do GD Almargense, também marcaram presença nesta prova. A primeira trouxe um 8º (Long) e 5º (Short) e o segundo dois 5º lugares.

Texto: Nuno Rilhas