Início CASCAIS Sporting visita Rio Tinto no arranque da defesa da Taça de Portugal...

Sporting visita Rio Tinto no arranque da defesa da Taça de Portugal feminina

152

O Sporting, detentor da Taça de Portugal feminina de futebol, visita o Rio Tinto, do terceiro escalão, na terceira eliminatória da prova, ditou o sorteio esta quinta-feira realizado em Oeiras.

Campeão da Taça em 2021/22 pela terceira vez na sua história, o emblema ‘leonino’ entra na competição no distrito do Porto, da III Divisão que também ditou o adversário do campeão nacional Benfica (Moreirense).

No terceiro escalão, o Rio Tinto, no concelho de Gondomar, inclui a melhor marcadora da prova, a jovem de 17 anos Teresa Figueiredo, que já apontou 14 tentos até aqui, e a segunda mais certeira, Maria Leonor Rêgo, de 15, com nove golos, em ambos os casos devendo-se, sobretudo, ao 24-0 aplicado ao Senhora da Hora na primeira ronda e ao 19-0 ao Arsenal Crespos na pré-eliminatória.

O finalista vencido de 2021/22, o Famalicão, terá pela frente outro emblema ‘terciário’, o Pastéis da Bola, e o Marítimo ainda espera para saber quem visitará, num sorteio que ditou que as equipas da Liga feminina jogam sempre na condição de visitantes perante adversários de escalões inferiores.

É o caso do Benfica, bicampeão nacional, jogando em casa do Moreirense, também da III Divisão, enquanto o Vilaverdense visita a Ovarense e o Valadares Gaia vai a casa do Estoril Praia.

Um dos jogos grandes é a receção do Futebol Benfica, um emblema histórico do futebol feminino e no segundo escalão, tendo vencido a Taça em 2015 e 2016, ao Sporting de Braga, vencedor da competição em 2020.

O Ouriense, campeão da Taça em 2014, visita o Padroense, da III Divisão, enquanto o Torreense mede forças com o Racing Power, do segundo escalão, e o também primodivisionário Amora visita outro antigo campeão, o Boavista, agora na terceira.

O Albergaria visita o Sintrense (II) e o Damaiense vai a Setúbal bater-se com o Vitória (III), nos outros dois jogos com emblemas da Liga feminina, contando-se mais quatro embates sem primodivisionários.

Segundo o calendário do ano 2022 da FPF, a terceira eliminatória deverá decorrer em 20 de novembro, englobando 32 equipas, 20 provenientes da segunda ronda e 12 a entrarem agora, como primodivisionárias.

Terceira eliminatória da Taça de Portugal feminina:

Padroense (III) – Ouriense (I)
Romariz ou Viseu 2001 ou Nespereira – Marítimo (I)
Rio Tinto (III) – Sporting (I)
Moreirense (III) – Benfica (I)
Ovarense (II) – Vilaverdense (I)
Pastéis da Bola (III) – Famalicão (I)
Futebol Benfica (II) – Sporting de Braga (I)
Racing Power (II) – Torreense (I)
Estoril Praia (II) – Valadares Gaia (I)
Boavista (III) – Amora (I)
Sintrense (II) – Albergaria (I)
Vitória de Setúbal (III) – Damaiense (I)
Barreirense (II) – Feirense (III)
Gil Vicente (II) – Vitória de Guimarães (II)
Guia (II) – Condeixa (II)
Cadima ou Vasco da Gama ou Fazendense – JuveForce (III)

Imagem: FPF / arquivo