Decorreu este fim de semana, em Cascais, o Campeonato Nacional da classe de Finn, que não era oficialmente disputado há 15 anos – desde 2007. Simultaneamente, disputou-se também a primeira Prova de Apuramento Nacional da época 2022/2023 para as classes ILCA 4, 6 e 7.
Apesar de domingo não ter sido possível realizar nenhuma regata devido ao pouco vento, no sábado o vento a soprar do quadrante leste, com intensidade entre 12 e 6 nós, permitiu 3 regatas para os cerca de 100 velejadores em competição: 20 nos Finn; 42 nos ILCA 4; 32 nos ILCA 6; 7 nos ILCA 7.
Nos Finn, o espanhol Miguel Fernandez Vasco, campeão europeu em título, dominou as primeiras duas regatas, mas um problema técnico fê-lo retirar-se da terceira, pelo que não foi além do 7º lugar. Venceu então o holandês Peter Peet, com 7 pontos, imediatamente seguido de Nuno Espírito Santo Silva, que se sagrou Campeão Nacional da classe, e do australiano Paul Mckenzie, empatados com 11 pontos.
Nos ILCA 7, José Mendes ganhou duas das regatas disputadas e terminou em segundo a outra, terminando assim em 1º lugar, com 4 pontos. Eduardo Marques, com 6 pontos, foi 2º, e Lourenço Mateus, com 8, foi 3º.
Nos ILCA 6, a luta pelo primeiro lugar foi renhida entre a velejadora olímpica Vasileia Karachaliou e João Pontes, com ambos a dividir os primeiros dois lugares nas três regatas disputadas. Com dois primeiros lugares e um segundo, Vasileia acabou por garantiu o lugar mais alto do pódio, com 4 pontos, imediatamente seguida pelo jovem velejador João Pontes, de apenas 17 anos, que terminou com 5 pontos (2º,1º,2º) e ganhou na categoria júnior.
A fechar o pódio, terminou Pablo Astiazaran, que teve três terceiros lugares.
Por último, nos ILCA 4, a disputa pelos primeiros lugares foi em tudo similar aos ILCA 6: Carlos Charabati, terminou em 1º lugar com dois primeiros e um segundo e João Ferreira seguiu-o em 2º lugar, com dois segundos e um primeiro. O 3º lugar coube a Francisco Martins, com 16 pontos.
Já no próximo fim de semana, decorrerá também a já tradicional Regata de Natal, naquela que será a 38ª edição e que reunirá mais de 300 velejadores em Cascais.