Estrela da Amadora

Estrela da Amadora comemorou no passado dia 22 de janeiro o 91º aniversário. O Clube de Futebol Estrela da Amadora nasceu nesta Cidade a 22 de Janeiro de 1932, na Freguesia da Falagueira, fundado por um grupo de sete Amadorenses que partilhavam a paixão pelo futebol: Júlio da Conceição, António Félix, Guilherme Cadete, Rodolfo Carreira, Francisco Carreira, Victorino das Águas e José da Vitela.

“São 91 anos ao serviço do desporto e da comunidade que pretendemos celebrar com a dignidade que a nossa história merece”, disse o clube.

Para comemorar a ocasião, o Estrela realizou no dia 21 um jantar no restaurante dos Bombeiros Voluntários da Amadora onde juntou atletas, dirigentes e sócios. Seguiu-se uma sessão de discursos e homenagens no Salão Nobre.

O dia 22, data de aniversário do clube, foi também de festa com cerca de 2500 adeptos a encherem as bancadas do Estádio José Gomes para apoiar a equipa no jogo contra o Penafiel que acabou com a vitória a sorrir à equipa da casa que assegura o 3º lugar do pódio da Liga2.

Também nos restantes escalões, a equipa amadorense tem estado em destaque com os Sub23 a terem garantido recentemente o apuramento para a 2ª fase da Liga Revelação.

Tanto a Equipa B como a C ocupam neste momento a 4ª posição, respetivamente, na 2ª Divisão Série 2 e 3ª Divisão Série 3. Os Sub19 asseguram o topo da tabela na 2ª Divisão Série 2 enquanto a equipa B dos Sub19 estão em 2º lugar na 3ª Divisão Série 3.

Os Sub17, Sub16 e Sub15 ocupam o 3º lugar nos respetivos campeonatos enquanto os Sub14 estão em 6º.

Em Futebol 9, a equipa de Sub13 garante o 6º lugar. Em Futebol 7, os Sub13 estão em 11º, Sub12 e Sub11 em 5º, a equipa B dos sub11 em 10º e os Sub10 em 7º.

No Ténis de Mesa, o Estrela tem uma equipa a competir na Divisão de Honra – Zona Centro Masculinos e ocupa o 4º lugar da tabela com 17 pontos, menos 2 que o terceiro classificado. No último jogo realizado, a equipa amadorense perdeu por 4-1
com Os Ugas – ADC EGA. A próxima partida está marcada para 11 de fevereiro frente ao Montamora SC.

Nos Campeonatos Distritais de Séniores Masculinos, a equipa B e a equipa C do Estrela da Amadora ocupam o 4º lugar, respetivamente, na 1ª Divisão Série B e 3ª Divisão Série A.

A equipa D  está em 6º no campeonato da 3ª Divisão Série B. No que diz respeito ao Andebol, a equipa da Amadora até recentemente liderava no Campeonato Nacional da 2ª Divisão Andebol I Fase Zona 3 mas caiu para o 4º lugar com um total de 31 pontos, menos 3 que o terceiro classificado.

De referir, no entanto, que o Estrela conta com menos dois jogos que os adversários daí que pode sempre voltar a assegurar a liderança.

O próximo jogo do Estrela, a contar para a 15ª jornada, está marcado para 28 de janeiro frente ao CF Sassoeiros.

A equipa da Amadora foi recentemente eliminada da Taça de Portugal de andebol na 3ª eliminatória ao ser derrotada pelo SC Horta por 30-20, perdendo assim o acesso aos 16 avos.

O Estrela da Amadora teve o seu guarda-redes, Luís Almeida, em representação da seleção de Cabo Verde no Mundial de Andebol que decorreu na Suécia e Polónia.