Home Desporto Último quarto de hora destrói aspirações do 1.º Dezembro

Último quarto de hora destrói aspirações do 1.º Dezembro

Imagem: FPF

O 1.º Dezembro perdeu na visita a Fafe, por 3-1, em partida a contar para a 1.ª jornada da Fase da Subida da Liga 3. A partida foi muito intensa e ficou marcada por uma reviravolta no marcador.

Os dois defesas-centrais – Leandro Teixeira e João Batista – tiveram um papel determinante na vitória, marcando de cabeça e na sequência de pontapés de canto, enquanto João Vigário, também defesa, confirmou o triunfo já em período de compensação.

O Fafe impôs um ritmo alto, logo de início, sabendo dar largura ao seu jogo, sobretudo ao flanco esquerdo, onde Pedro Matos destacou-se e por ação da sua habilidade técnica. A equipa de Sintra revelou algumas dificuldades na sua linha defensiva, nesta primeira fase, mas o central João Freitas, com uma exibição segura, foi resolvendo as investidas adversárias.

A primeira grande oportunidade pertenceu à equipa da casa, quando Edson Farias apareceu no centro da área (8m), mas falhou na finalização, após mais uma excelente jogada desenvolvida pelo corredor esquerdo.

A equipa de Pedro Caneco, que fez a sua estreia à frente da equipa de São Pedro de Sintra, foi-se recompondo gradualmente, dando sobretudo melhor consistência à sua defesa, e, aqui ali, conseguiu dar um sentido de aventura ao seu futebol, destacando-se sobretudo nos lances de bola parada.

Foi justamente após um pontapé de canto que surgiu a sua primeira grande oportunidade. Tiago Santos disparou com potência (19m),  mas Carlos Alves salvou o momento com uma defesa espectacular.

Depois de uma fase inicial bastante prática e efetiva do Fafe, o seu jogo ofensivo foi perdendo fluidez, permitindo que o adversário se afirmasse mais no terreno de jogo. Mesmo assim, a equipa de Jorge Pinto despertou nos últimos minutos deste primeiro tempo e, num ápice, construiu dois bons momentos ofensivos: Ruben Gonçalves pôs à prova a segurança de Guilherme Oliveira (40m), e Leandro Teixeira falhou por uma unha-negra o golo no minuto 44.

O reinício do jogo, disputado num terreno pesado devido à chuva, trouxe um ritmo intenso e oportunidades para ambos os lados. Miguel Pereira (46m) e Tiago Leite (50m) estiveram próximos  de desfazer o empate, tal como Pedro Clemente (53m). No entanto, seria o avançado do 1.º Dezembro a encontrar o caminho do golo, pouco depois, (56m), ao cabecear com precisão e na sequência de um excelente cruzamento de João Freitas.

O treinador Jorge Pinto reagiu de imediato e fez alterações audaciosas no ataque, lançando Bruninho e Picas, uma aposta que se revelou certeira ao tornar a equipa muito mais perigosa. Tiago Leite, goleador de referência, esteve muito perto de restabelecer a igualdade aos 59 minutos. A reviravolta, no entanto, chegaria pouco depois, na sequência de dois pontapés de canto: primeiro, Leandro Teixeira (75m) e, mais tarde, João Batista (81m), ambos de cabeça, colocaram o Fafe em vantagem, selando uma reação fulminante da equipa. O seu adversário ainda procurou reentrar no jogo, dispondo de um boa ocasião – o corte de Miguel Pereira (85’) foi determinante – mas João Vigário  (mais um defesa) desfez com qualquer dúvida, com mais um golo, já na fase de compensação.

FPF (Texto e imagem)

LIGA 3 – FASE DE CAMPEÃO

AD FAFE-SU 1. DEZEMBRO, 3-1
1.ª Jornada
Estádio Municipal de Fafe

Árbitro: Carlos Teixeira

AD FAFE: Carlos Alves; Miguel Pereira, Leandro Teixeira, João Batista, João Vigário, Vasco Braga (Reoto Kodama, 90m+m), Ruben Gonçalves (Bruninho, 66m), Filipe Cardoso (Cap.), Pedro Matos (João Oliveira, 84m), Edson Farias (Picas, 66m), Tiago Leite (Lucas Vital, 90m+1m)
Treinador: Jorge Pinto

SU 1. DEZEMBRO: Guilherme Oliveira; Jorge Bernardo (Cap.) (Tiago Teixeira, 84m), Rui Silva (Lisandro Menezes, 58m), Cesinha, João Freitas, Tiago Simões, Tiago Santos (Harramiz, 84m), Isaac Souza, Afonso Valente, Pedro Clemente, Rui Batalha (Dener, 76m)
Treinador: Pedro Caneco
Acção disciplinar: cartão amarelo para Nandinho (60m), Edson Farias (63m), Tiago Leite (67m) e Bruno Sousa (75m); Jorge Bernardo (38m), Diogo Cardoso (56m) e Cesinha (67m)

Golos: 0-1 (Pedro Clemente, 56m); 1-1 (Leandro Teixeira, 75m); 2-1 (João Batista, 81m); 3-1 (João Vigário, 90m+4m)

 

Exit mobile version