
A Academia de Judo Filipa Cavalleri prestou justa homenagem ao Mestre Kiyoshi Kobayashi no dia (9/4) em que a maior referência da história do judo em Portugal completaria 100 anos.
Por Janas passaram vários discípulos do Pai do Judo Nacional, num treino Intergeracional que juntou também as irmãs Cavalleri, verdadeiras embaixadoras da modalidade na União das Freguesias de Sintra.
O Mestre Kiyoshi Kobayashi é considerado o “pai do judo português”. Nascido a 9 de Abril de 1925 em Gumm-Ken, no Japão, édico de profissão, Kobayashi tinha uma das mais altas graduações de judo, o nono dan – em dez possíveis no cinto negro -, que lhe foi atribuído pela Federação Internacional em 1999.
Nas redes sociais, o clube de Janas avança a seguinte nota: «Foi um dia de reencontros, de abraços sentidos e de partilhas no tatami que transcenderam o tempo. Juntos, homenageámos a sua vida e legado da melhor forma: praticando o Judo na sua essência, com espírito, respeito e verdade.
A energia foi única, o ambiente foi mágico. Inspirámo-nos na sua história, nos seus ensinamentos e no seu exemplo de dedicação ao Judo como caminho de vida.
Foi particularmente comovente ver reunida toda uma geração de alunos do Mestre, que marcaram presença nesta celebração com emoção e gratidão. A sua presença deu ainda mais força a este momento simbólico, demonstrando o impacto profundo e duradouro do Mestre Kobayashi em tantas vidas.
Agradecemos também, com especial apreço, a presença do Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Judo, que se associou a esta homenagem e reforçou, com a sua presença, a importância deste legado para o Judo nacional.
A nossa gratidão estende-se ainda ao Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira, que nos honrou com a sua presença, bem como à Ana Gregório e ao Frederico Eça, pelo seu apoio e proximidade. Agradecemos igualmente ao Senhor Presidente da União das Freguesias de Sintra, Paulo Parracho, e à Direção do Janas Futebol Clube, na pessoa da Susana Gonçalves e do Fernando Pereira, que tão generosamente nos acolhem e apoiam.
Saímos de coração cheio, com a certeza de que honrámos o propósito do Mestre Kobayashi e de que continuaremos a fazer perdurar os seus valores.»