O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRS) anuncia a segunda edição do Projeto “Escolas Solidárias”, integrado no Peditório Nacional de 2025, que terá lugar entre 30 de outubro e 2 de novembro de 2025.
A iniciativa tem como objetivo envolver os alunos numa causa solidária, promovendo valores como a empatia, o voluntariado e a cidadania ativa. Ao participar, a comunidade escolar estará a contribuir diretamente para apoiar os doentes oncológicos e a investigação na área do cancro.
As escolas participantes recebem mealheiros solidários, que serão entregues aos alunos para montagem e dinamização da iniciativa. Durante o período do Peditório Nacional, a comunidade escolar será responsável pela recolha dos donativos, podendo, de forma complementar, envolver também as famílias nesta iniciativa.
Além de fomentar o espírito solidário e de voluntariado, cada escola participante recebe o “Selo de Escola Solidária”, como reconhecimento público do seu contributo e compromisso social.
O projeto “Escola Solidária” foi lançado em 2024 e nessa primeira edição contou com a adesão de 85 escolas, envolvendo cerca de 7.000 alunos. O esforço coletivo traduziu-se na angariação de 44.102,95 € a favor da LPCC, um resultado que confirma o impacto transformador desta iniciativa e o entusiasmo da comunidade escolar em torno da causa.
Com esta iniciativa “Escolas Solidárias”, a Liga reforça o seu compromisso em unir a educação, a prevenção e a solidariedade, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e solidários, em prol dos doentes oncológicos e das suas famílias.