O FC Porto venceu o Sp. Braga, por 2-1, no jogo mais aguardado da 10ª Jornada da Liga Portugal Betclic, disputado no Estádio do Dragão, na cidade invicta.
Os golos foram marcados por Rodrigo Mora (aos 44 minutos) e Borja Sainz (aos 79 minutos), para os “azuis-e-brancos”, e por Victor Gomez (aos 52 minutos) para os “aresenalistas”.
Apesar do Sp. Braga estar uns “furos” abaixo do normal, os bracarenses vinham em recuperação, não tinham perdido os últimos 5 jogos e só tinham sofrido 1 golo, mas em Alvalade (frente ao Sporting).
Por isso, e como o FC Porto já não tem o fulgor do início de temporada, previa-se um jogo equilibrado, emocionante e cheio de peripécias e acontecimentos.
Quem apostou nesta situação, acertou em cheio, pois foram 90 minutos, intensos e com incerteza no marcador até ao derradeiro minuto.
O FC Porto foi para o descanso a vencer por 1-0, mas com um golo de sorte, pois Samu remata do “meio da rua” e a bola bate em Rodrigo Mora que ia a passar na altura certa, desviando o esférico de Lukas Hornicek, que já se preparava para recolher.
Apesar do “murro no estômago”, o Sp. Braga reagiu e conseguiu chegar ao empate, através de um cabeceamento de Victor Gomez, que foi contestado pelo FC Porto, devido a uma alegada falta sobre Alberto Costa na altura do remate.
Visionado o VAR, chegou-se à conclusão que o golo era válido, pois Alberto Costa parece cair sozinho e sem intervenção do seu adversário.
Com um empate no marcador, o Sp. Braga apertou, teve mais posse de bola que o FC Porto, teve algumas oportunidades para fazer o 1-2, mas que tem jogadores talentosos como o conjunto “azul-e-branco” tem mais possibilidades de criar uma “jogada de mestre” e “matar”! o jogo.
Foi o que aconteceu aos 79 minutos, quando Gabri Veiga (já se percebeu porque o FC Porto insistiu tanto na contratação) fez um passe excelente para Borja Sainz, que foi mais rápido que os “centrais” do Sp, Braga, isolou-se e bateu Lukas Hornicek.
Com este triunfo, o FC Porto mantém-se na liderança isolada da Liga, com 3 pontos de vantagem sobre o Sporting e 4 pontos sobre o Benfica, que certamente irão lutar pelo título até às derradeiras jornadas.
