Pela oitava edição consecutiva, a Lusitânia patrocinou aquela que é a maior regata do Clube Naval de Cascais e também uma das maiores corridas do calendário nacional: a Regata de Natal da Lusitânia.
Na sua 35ª edição, o evento contou ainda com o apoio da Marina de Cascais e contou com a participação de cerca de 200 velejadores em representação de 16 clubes de Portugal, França, Holanda, Finlândia, Inglaterra e Rússia.
Foram realizadas 36 corridas em três percursos de corrida diferentes, para as classes Optimist, ILCA 4, ILCA 6, 420, Finn e SB20. Com vento nos dois dias da prova, foi possível realizar o programa de seis regatas para cada classe.
No sábado, o dia começou com vento soprando do quadrante oeste a 8 nós e no horário programado, todas as classes se alinharam na linha de largada.
Naquele primeiro dia, todas as classes completaram as três regatas programadas num dia espectacular de vela. Como manda a tradição na Regata de Natal, quando os marinheiros chegaram do mar foram recebidos com bolo e chocolate quente.
No domingo, com o vento norte soprando desde as primeiras horas do dia, todas as frotas partiram cedo para o mar para completar as três regatas programadas para o dia.
Mais uma vez, a Classe Optimist foi a maior frota do evento. O grande vencedor entre os jovens foi Tiago Santos, do Clube Naval de Cascais, que com duas vitórias em seis corridas conquistou o lugar mais alto do pódio.
Vasco Soares do Clube de Vela do Barreiro conquistou o 2º lugar geral. O terceiro lugar geral coube ao velejador da Associação Naval de Lisboa, Miguel Plantier. O 1º lugar feminino foi para Madalena Wanzeller, do Clube de Vela do Barreiro.
Na divisão infantil do Optimists, a vitória coube a Francisco Quartin, da Associação Naval de Lisboa. Maria Nunes, do Clube Naval de Cascais ficou em 2º lugar e conquistou o primeiro lugar feminino na divisão internacional. Lourenço Teixeira, da Associação Náutica do Seixal, subiu ao pódio na terceira posição.
José Mendes, da Associação Naval de Lisboa, actual campeão português na classe ILCA 6, foi o grande vencedor desta classe. Em 2º lugar ficou o velejador do Sport Algés e Dafundo, Nicholas Lobato e, a completar o pódio, o velejador do Clube Naval de Cascais, Max de Groot. Mafalda Neto Marreiros, da Associação Náutica do Seixal, venceu nos femininos.
Na classe ILCA 4, João Botelho da Associação Naval de Lisboa ascende ao lugar mais alto do pódio, Joana Paleta da Associação Náutica do Seixal é vice-campeã e consequentemente é a vencedora da categoria feminina. Ricardo Plácido, também da Associação Náutica do Seixal, ficou no lugar mais baixo do pódio.
Na classe 420, a dupla do Clube Naval de Cascais, composta por Francisco Uva Sancho e José Vozone, completou em grande estilo o fim-de-semana de regatas, conquistando o primeiro lugar da geral geral e também o primeiro lugar da categoria júnior.
A equipa de Mário e Vasco Soares, da Associação Náutica da Madeira, foi vice-campeã. A equipa do Clube Naval de Cascais, composta por Katharina Leite e Mafalda Cruz, terminou o pódio na classificação geral e em primeiro lugar no feminino. A vitória na categoria Sub 17 coube à dupla da Associação Naval de Lisboa Teresa Quartin e Diogo Serra.
Este ano, a Regata de Natal foi palco do campeonato nacional da classe clássica finlandesa. O grande vencedor e Campeão Nacional nesta categoria foi Nuno Espírito Santo Silva; Jorge Pinheiro de Melo foi vice-campeão e o lugar mais baixo do pódio foi ocupado por Fernando Bello.
Na classe SB20, os 26 barcos competiram na 2ª Série Cascais SB20 Winter. Os grandes vencedores foram os vice-campeões mundiais a bordo do The Comet de Liza Zherebtcova com Andrey Klocho, Artem Basalkin, Mikhail Ushkov.
Em segundo lugar ficaram os ingleses John Pollard, Jack Wetherell e Henry Wetherell a bordo do Xcellent; na posição mais baixa do pódio, em terceiro lugar, ficou a equipe francesa Skin in The Game de Ed Russo com Gilles Favennec e Jonathan Lobert.