Foram quase dois mil os alunos participantes no Corta-Mato de apuramento para o Campeonato Nacional de Desporto Escolar, prova que decorreu no dia 6 de Fevereiro, na Base Aérea n.º 1, na Granja do Marquês, Sintra. Desde já fica a informação que o Corta-Mato Nacional vai ter lugar a 8 e 9 de Março, em Setúbal.
Os atletas inscritos competiram em representação de 76 estabelecimentos de ensino dos concelhos de Sintra, Amadora, Cascais e Oeiras. Para todos os efeitos trata-se de uma importante iniciativa desportiva na vertente escolar, que não deixa de lado jovens com necessidades educativas especiais.
Por outro lado, os organizadores desta prova deram especial enfase à componente ecológica através de mensagens de sustentabilidade destinada às camadas mais jovens. Nisso os SMAS de Sintra tiveram papel preponderante, aconselhando a recolha seletiva de resíduos e em alguns casos a sua reutilização.
Daí os SMAS terem disponibilizado contentores para a recolha de plásticos para reciclagem, a que juntaram equipamento para recolha de biorresíduos, cascas de frutas e outros resíduos orgânicos.
Juntando a componente desportiva à educação ambiental, a prova promovida pela Direção Geral da Educação-Divisão de Desporto Escolar, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Coordenação Local do Desporto Escolar de Sintra e Coordenação Local do Desporto Escolar de Amadora, Cascais e Oeiras, contou com o apoio Câmara de Sintra, SMAS e Academia da Força Aérea.