O Estrela da Amadora comemorou no passado dia 22 de janeiro a passagem do seu 93.º aniversário. O clube da Reboleira teve como como ponto alto a conquista da Taça de Portugal 1989/90 ao bater na final o Farense.
Criado na Amadora em 1932, o CF Estrela da Amadora era um sonho de sete pessoas que partilhavam a paixão pelo futebol. O nome, reza a história, veio de um dos fundadores, que apontou para o céu e sugeriu que o nome fosse Estrela da Amadora Foot-ball Clube. E assim ficou…
A partir daí, e não obstante as dificuldades iniciais, começaram a sua ascensão no futebol. Conta-se também que, no primeiro jogo, frente ao Palmense (clube de São Domingos de Benfica), os jogadores fizeram o percurso a pé, tendo isso contado como aquecimento para a partida, que venceram por 2-1. Oito anos depois, mudaram definitivamente o nome para Clube de Futebol Estrela da Amadora, permanecendo assim atualmente.
A estreia na 1.ª Divisão foi no ano 1988/1989. Terminou o campeonato na oitava posição, permanecendo nesta competição por três temporadas. Foi, precisamente, neste período que alcançou a sua maior conquista ao bater o Farense na final da Taça de Portugal. Empate (0-0) no primeiro jogo, vencedor de uma frenética finalíssima, que os amadorenses venceram por 2-0.
Com a Taça já debaixo do braço, os tricolores ganharam o passaporte para a Taça das Taças, mas perderam na segunda ronda frente aos belgas do RFC Liège. Na primeira eliminatória, tinham afastado os suíços do Neuchâtel.
Mas na temporada 2008/09 começaram a aparecer os problemas financeiros. A equipa foi relegada à segunda divisão e desclassificada de algumas provas, por falta de pagamento de inscrições e por dívidas a várias entidades.
O fim inevitável acabaria por ser escrito em 2011, quando o CF Estrela da Amadora foi dado como extinto e insolvente. Nesse mesmo ano, um grupo de sócios não quis deixar cair o clube da Amadora e criou o CDE – o Clube Desportivo Estrela. Este, em 2020, fundiu-se com o Club Sintra Football, nascendo, assim, o Club Football Estrela da Amadora.
Os estrelistas foram subindo dos distritais ao Campeonato de Portugal, vencendo o play-off de acesso à Segunda Liga em 2020/21. Em 2022/23, subiu, finalmente, à 1.ª Divisão.
Os equipamentos do Estrela da Amadora são muito parecidos com o do Fluminense e existe uma razão de ser. Após uma visita de entidades ligadas ao tricolor brasileiro, foram enviados alguns equipamentos, cores que os estrelistas começaram a representar no futebol português.
Do Estrela da Amadora saíram vários jogadores que fizeram parte do futebol português, casos de Chalana, Rui Águas, Abel Xavier, Jorge Andrade, Pedro Barbosa, Paulo Bento, Paulo Fonseca, Dimas, Sérgio Conceição, Miguel, Mauro Airez, José Fonte, entre muito outros.
Quanto a treinadores, há nomes que figura na prateleira mais alta do futebol português. Fernando Santos, campeão da Europa em 2016, Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira ou João Alves, que ficou na história do clube enquanto como vencedor da Taça de Portugal, tocam no céu do futebol português.