A festa do futebol está de volta ao Jamor este domingo, às 17h15, e logo com um sensacional Benfica-Sporting. Rui Borges assinou este sábado a antevisão à partida na Academia Cristiano Ronaldo e atribuiu 50%-50% o favoritismo para a partida ao mesmo tempo que manifestou o fortíssimo desejo de conquistar a 18.ª Taça de Portugal para o Sporting.
– Estar no Jamor é a concretização de um sonho?
– Sim, é a concretização de um sonho, sem dúvida. Há que desfrutar por tudo o que representa para mim e para muita gente e por toda a festa, mas queremos ganhar e disputar o jogo. Queremos muito conquistar a 18.ª Taça de Portugal. Olhamos para o jogo para vencer, como temos feito sempre, e amanhã não foge à regra. Queremos chegar ao fim e realizar o sonho de conquistar o troféu.
– Como está a viver o que tem acontecido?
– Com felicidade, mas, acima de tudo, equilibrado como sempre sou. Estou feliz por conquistar o maior troféu do futebol nacional, sinto que o caminho de trabalho deu certo, mas sei que passa tudo muito rápido. Tento ser muito equilibrado. Tento aproveitar, mas queremos muito continuar a ganhar e a entrar na história do Sporting. É um troféu que já foge há algum tempo e a ‘dobradinha’ há mais de 20 anos. Queremos muito a 18.ª Taça de Portugal.
– Tem alguma recordação da Taça de Portugal enquanto jogador?
– Não tive a oportunidade de ser um jogador de Primeira Divisão. Passei por todos os escalões menos pelo o primeiro, estava guardado para quando fosse treinador. Para quem está nos escalões inferiores, o único sonho que temos para tentar alcançar é a Taça de Portugal. Era algo que nos motivava muito e de que gosto muito. A Taça estava sempre no nosso pensamento, daí a minha felicidade de poder disputar a final amanhã.”
– Como avalia o Benfica?
– Mais do que em qualquer jogador, focamo-nos no que o Benfica será capaz de fazer. Vamos encontrar uma equipa super motivada para ganhar o troféu. Conquistaram a Taça da Liga, nós fomos Campeões Nacionais. Foram as duas melhores equipas do campeonato e vai ser um bom jogo. Vão estar super motivados, tal como nós, que queremos a ‘dobradinha’ e continuar a escrever uma página bonita no Sporting CP. O grupo merece muito voltar a ser feliz e conquistar mais um troféu numa época de superação.” O Sporting CP teve o melhor ataque a melhor defesa da Liga, o que dita bem a motivação do adversário para a final de amanhã. Vamos defrontar uma grande equipa que fará tudo para sair com o troféu. Fomos Campeões Nacionais e isso mexe sempre com o lado contrário.
– Sporting é favorito?
– Acho que não. São as duas melhores equipas do campeonato e cada uma motivada à sua maneira. É um jogo de 50-50. São duas grandes equipas e uma final de um troféu, o que causa emoções diferentes. Há bons jogadores dos dois lados e vai ser um jogo equilibrado.
– Ousmane Diomande está apto para o jogo?
– Está em dúvida até à hora do jogo. Está a fazer o seu trabalho e é o único que está em dúvida. Vamos esperar por domingo.
– Está definido o onze?
– Muito sinceramente, ainda não o tenho definido.
– Alguma mensagem para os aadeptos do Sporting?
– Claro que sim! Têm sido incríveis e vão continuar a ser este domingo, com toda a certeza. Deixo-lhes um agradecimento porque foram muito importantes na conquista do Campeonato. Vão ser muito importantes para a nossa capacidade de conseguirmos ganhar o troféu amanhã. Deixo um apelo ao fair-play porque as minhas recordações da Taça de Portugal são sempre boas. Que assim seja amanhã, dentro e fora de campo. Que saibam estar, que torçam por quem têm de torcer, que se respeitem, que se divirtam, que aproveitem ao máximo a festa da Taça e que no fim ganhe o Sporting CP e que o jogo seja lembrado como um grande jogo e uma festa muito bonita.”
– Qual o futuro de Viktor Gyökeres?
– Está muito feliz no Sporting. Está muito ligado ao jogo de amanhã, quer marcar e é obcecado por isso. Está muito focado na final, sabe que fez uma grande época. É o melhor avançado da Europa, como os números demonstram. Vai ser apetecível, mas acredito que se não chegar a sair do Sporting CP vai ficar muito ligado ao Clube. Sente-se muito feliz aqui.
Fonte: Sporting CP