Jorge Jesus vai estar no Football Summit-2025 para fazer uma retrospetiva da carreira de 35 anos. O evento vai decorrer em outubro na Cidade do Futebol.
O técnico do Al Nassr, de 71 anos, vai participar no painel “From the Bottom Up and from Portugal to the World” (De baixo para e cima e de Portugal para o mundo), em que fará uma “viagem” pela longa carreira que começou nos anos 90 no Amora e que segue agora na Arábia Saudita.
“Figura incontornável do treino em Portugal e no estrangeiro, Jorge Jesus construiu o seu percurso de baixo para cima, começando nas divisões inferiores do futebol português e chegando ao patamar mais alto da Liga dos Campeões e de finais europeias da UEFA. Da III Divisão à elite mundial, fez da perseverança a sua marca, subindo degrau a degrau, sempre pela via do mérito e da conquista dentro de campo”, lê-se no comunicado da FPF.
Três vezes campeão nacional com o Benfica e vencedor da Taça Libertadores com o Flamengo, Jorge Jesus vai abordar “os momentos decisivos de uma carreira feita de resiliência, conquistas e reinvenção constante”.
A sessão de abertura do Football Summit 2025 vai contar com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, Pedro Proença, presidente da FPF e Roberto Martínez, selecionador português, vão estar no evento.
A seleção portuguesa também vai marcar presença na cerimónia, numa altura em que estará em estágio na Cidade do Futebol, a preparar os encontros frente à República da Irlanda e à Hungria, de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
No evento, que se realiza de 08 a 11 de outubro, estão já confirmadas, entre outras, a participação da diretora para o futebol da FIFA Jill Ellis, com trabalho no desenvolvimento do futebol feminino, e os selecionadores Roberto Martínez (masculino) e Francisco Neto (feminino), o ex-internacional Nani e o treinador Paulo Fonseca.
Madjer e Ricardinho, antigos melhores jogadores do mundo de futebol de praia e de futsal, respetivamente, a selecionadora feminina espanhola de futsal, Cláudia Pons, David Steinkuhl, um dos responsáveis pela comunicação do Borussia Dortmund, e o selecionador masculino de futsal do Brasil, Marquinhos Xavier, são outros dos presentes.
Também nos nomes confirmados estão Lola Romero, diretora do Atlético de Madrid feminino, Evert Verhagen, especialista sénior da UEFA em medicina e investigação antidoping, e José Maria Costa, vice-presidente da Northern Super League.