O Benfica venceu o Santa Clara, por 2-1, em jogo a contar para a 22ª Jornada da Liga Portugal Betclic, disputado no Estádio São Miguel, em Ponta Delgada (Açores).
Os golos da partida foram marcados por Gonçalo Paciência (aos 47 minutos) para o conjunto açoriano, e por Vangelis Pavlidis (aos 16 minutos) e Paulo Victor (aos 38 minutos, na própria baliza) para os visitantes.
Depois de ter ganho pontos aos 2 rivais diretos na luta pelo título (o “clássico” FC Porto – Sporting CP acabou empatado a uma bola), o Benfica precisava de enfrentar o “ciclone” dos Açores para consolidar a sua posição e colocar pressão em “leões” e “dragões”.
O Santa Clara, que já tinha colocado problemas aos outros 2 “grandes”, mas acabou por perder ambos os jogos, queria “limpar a face” agora com o técnico Petit e os reforços de Inverno, como Gonçalo Paciência (filho do ex-avançado Domingos Paciência).
No entanto, a primeira parte do Benfica foi de luxo, remetendo o Santa Clara para o seu último reduto, para desespero do técnico Petit, que pedia para a sua equipa subir no terreno e suster a pressão ofensiva dos “encarnados”.
Pavlidis foi um autêntico “quebra-cabeças”, pois marcou o primeiro golo e “ajudou” Paulo Vítor a fazer auto-golo e aumentar o “score” para 0-2.
Ao intervalo, a vantagem encarnada era inteiramente justa, mas a segunda parte iria ser muito diferente.
O Santa Clara entrou de rompante e reduziu para 1-2, por intermédio de Gonçalo Paciência, colocando os “encarnados” “em sentido”, pois os 3 pontos já começavam a estar em causa.
Os açorianos tudo tentaram para chegar ao empate, mas o Benfica também tinha a “lição” bem estudada, e conseguiu suster o ímpeto dos homens da casa até ao apito final do árbitro.
O Benfica conseguiu ainda “limpar” os cartões amarelos de Gianluca Prestianni, que na altura da substituição, fez questão de sair pelo lado mais longe do local onde se encontrava, e não contente com isso parou a meio e tirou as caneleiras.
O árbitro não podia fazer mais nada e mostrou-lhe o cartão amarelo, algo que Prestianni queria, pois assim fica de fora do jogo com o AVS (teoricamente fácil) e fica livre para poder jogar contra o Gil Vicente e o FC Porto.










