Nos tempos que correm muito se fala em ética no desporto, mas na prática, valores como respeito, solidariedade ou lealdade são atropelados diariamente por comportamentos antidesportivos, seja por parte de atletas, como dos pais ou dirigentes e treinadores, que em nada dignificam a prática desportiva.
Ciente desta problemática, a Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, realiza uma ação de sensibilização, denominada Ética no Desporto, a 23 de maio, pelas 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, dirigida a todos os intervenientes.
Com esta sessão, de participação gratuita, pretende-se sensibilizar todos os agentes desportivos, ou relacionados com o movimento associativo do concelho sintrense, para uma ética no desporto baseada em comportamentos altruístas e leais suscetíveis de transmitir aos mais jovens uma cultura desportiva saudável e prazerosa, socialmente inclusiva.
A atividade em questão, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção da Ética no Desporto, terá a duração de aproximadamente 1h30, tendo como formador o embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto, Jorge Humberto Dias.