Início Desporto 210 atletas portugueses nos Jogos Europeus de Cracóvia

210 atletas portugueses nos Jogos Europeus de Cracóvia

564
Portugal em grande força nos Europeus de Cracóvia

 

Serão 210 os atletas portugueses, de 23 disciplinas, a competir nos Jogos Europeus, entre 25 e 27 deste mês, a que se juntam 89 oficiais, num total de 299 participantes, “a maior missão alguma vez enquadrada pelo Comité Olímpico de Portugal”, conforme salientado por José Manuel Constantino. Para o presidente do C0P, isso “é reflexo do valor do desporto nacional e daquilo que representa no contexto europeu”.

Os Jogos Europeus reunirão cerca de 7500 atletas, de 48 países, em 30 modalidades/disciplinas: Andebol de praia, Atletismo, Badminton, Basquetebol 3×3, Boxe, Breaking, Canoagem de velocidade, Canoagem Slalom, Ciclismo BMX, Ciclismo BTT, Escalada, Esgrima, Futebol de praia, Judo, Karaté, Kickboxing, Muaythai, Natação Artística, Natação – saltos para a água, Padel, Pentatlo Moderno, Râguebi Sevens, Saltos de Esqui, Taekwondo, Ténis de mesa, Teqball, Tiro, Tiro com arco, Tiro com armas de caça e Triatlo.

Ao todo, serão 253 eventos de medalha, em 25 locais de competição, distribuídos por sete cidades. Em simultâneo os Jogos Europeus serão também o Campeonato da Europa em 12 modalidades: Atletismo (Equipas), Badminton, Canoagem de Velocidade e de Slalom, Ciclismo (BMX Freestyle e BTT), Esgrima (Equipas), Judo – Equipas Mistas, Natação (Saltos para a Água), Pentatlo Moderno e Teqball.

A pouco mais de um ano dos Jogos Olímpicos, este evento terá em discussão 124 lugares de qualificação olímpica direta, em dez modalidades (Boxe, Breaking, Canoagem Slalom, Saltos para a Água, Pentatlo Moderno, Rugby Sevens, Tiro, Tiro com Armas de Caça, Tiro com Arco e Ténis de Mesa). Paralelamente, contará para os Rankings de Qualificação Olímpica em mais algumas modalidades, onde se destacam o Basquetebol 3×3, Badminton, Ciclismo BTT, Taekwondo e Triatlo.

Na apresentação da Equipa Portugal, o Chefe de Missão, Marco Alves, dirigiu-se aos atletas com uma mensagem de confiança. “Portugal estará lá e cá a aplaudir e a acompanhar as vossas prestações. Se fizerem o vosso melhor, se estiverem à altura das vossas próprias expetativas o País irá aplaudir-vos”.

O primeiro medalhado de Portugal nos Jogos Europeus, João Silva – prata no Triatlo, em Baku 2015 – e vogal da Comissão de Atletas Olímpicos, desejou aos atletas “que possam vivenciar o verdadeiro espírito agregador do desporto”. Já Vítor Pataco, presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto, destacou a importância da participação de Portugal.  “Cada um de vós persegue o seu sonho, mas também faz sonhar o País”.