Início AMADORA A História do Corta-Mato em Portugal contada em livro

A História do Corta-Mato em Portugal contada em livro

99
História do Corta-Mato em Portugal

 

A 100.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-mato ficou marcada por várias iniciativas, sendo uma delas a edição de um livro Crosse 100 – História do Corta-Mato em Portugal.

O documento em questão resume a História desta variante do atletismo, as suas origens em solo britânico, a sua expansão ao âmbito internacional e a forma como chegou a Portugal, com a primeira edição a ser realizada em Maio de 1911.

No livro agora editado pela Sportbook, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, da autoria de António Manuel Fernandes, pode mergulhar-se um pouco sobre esses momentos iniciais, sobre as dificuldades conhecidas pelo desporto na altura, em que o atletismo, o ciclismo e o futebol arrastavam multidões.

Década a década, vamos conhecendo as grandes figuras, de Francisco Lázaro a Manuel Dias, de Manuel Faria e Manuel Oliveira a Fernando Mamede e Carlos Lopes, que passaram o testemunho a outros grandes campões, como Paulo Guerra e Domingos Castro, passando por Ezequiel Canário e Eduardo Henriques, até aos mais recentes campeões como Rui Pinto, Rui Teixeira e Samuel Barata, entre outros.

A primeira competição feminina teve lugar em 1967, com o triunfo de Manuela Simões (que se repetiu mais três anos). Porém, vemos um apontamento que a primeira prova feminina decorreu em 1936, com Lucília Silva como protagonista.

O livro passa em revista as grandes campeãs, de Rosa Mota a Dulce Félix, de Aurora Cunha a Jessica Augusto, de Albertina Dias a Conceição Ferreira, passando por muitas outras, como Anália Rosa, Carla Sacramento, Inês Monteiro, e mesmo a “família” Machado, a mãe Albertina e a filha Mariana!

Há ainda abordagem às grandes conquistas nacionais dos clubes, com Sporting (masculinos) e Maratona (femininos) na liderança, passando pelos grandes feitos do Sporting de Braga e do Benfica, mesmo nas presenças internacionais, em que Portugal amealhou medalhas e pódios em mundiais, europeus e taças dos clubes campeões europeus.

O livro está à venda online, na plataforma Booki, estando também disponibilizado em versão e-book.