Início AMADORA Walking Football: futebol jogado sem correr ideal para idosos activos

Walking Football: futebol jogado sem correr ideal para idosos activos

103

A Associação de Futebol de Lisboa (AFL) promove neste Sábado, 23 de Março, o 1.º Encontro de Walking Football 2024, o qual vai contar com a participação de seis equipas, de Reguengo Grande à Fundação Benfica, de Marvila ao Clube Movimento. O evento tem lugar no Pavilhão Multiusos de Odivelas, das 09h30 às 12h30. A entrada é livre.

Para quem não esteja familiarizado com esta vertente desportiva podemos dizer que já tem uma associação, a Associação Walking Football Portugal, e a pouco e pouco tem vindo a ganhar adeptos no nosso país.

No fundo trata-se de futebol jogado sem correr. Os contactos entre adversários são limitados ou não existem e os bloqueios são proibidos. Os toques na bola estão limitados a três, após os quais a bola deve ser passada a outro jogador. A bola não deve ser levantada do chão. Os jogos têm duração de 20-30 minutos e é possível marcar golos a partir de qualquer lugar no campo.

Normalmente é jogado por pessoas com 50 ou mais anos, formando-se as equipas (de cinco ou seis elementos) consoante o escalão etário. O Walking Football é dirigido em especial aos idosos que querem manter-se ativos. Permite ao praticante socializar e fazer novas amizades, ajudando a combater a solidão. Para além dos evidentes benefícios físicos.

Foto: Associação Futebol de Lisboa