Início SINTRA Agualva, Mira Sintra Bombeirinho de Ferro um evento incrível

Bombeirinho de Ferro um evento incrível

141
Bombeirinho de Ferro

O fim de semana de 25 e 26 de maio de 2024 foi marcado por adrenalina, emoção e espírito de união em Lamego. A cidade foi palco do V Campeonato Nacional “Bombeirinho de Ferro” 2024, um evento único que reuniu jovens de todo o país para celebrar a bravura e o trabalho dos bombeiros.

Mais de 750 crianças e jovens, com idades entre os 11 e os 16 anos, representaram com orgulho suas Escolas de Infantes e Cadetes em diversas provas que simulavam o dia a dia dos bombeiros. Subir torres de escalada, transportar mangueiras, realizar salvamentos e combater incêndios foram apenas alguns dos desafios enfrentados pelos participantes.

As provas, realizadas na Avenida Dr. Alfredo de Sousa, proporcionaram um verdadeiro espetáculo para o público presente. A garra e determinação dos pequenos bombeiros
contagiaram a todos, mostrando o potencial e a dedicação dos futuros heróis.

As Escolas de Infantes e Cadetes desempenham um papel fundamental na formação dos futuros bombeiros. Através da participação neste campeonato, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos e habilidades, além de fortalecer o espírito de corpo e a camaradagem entre si.

Este ano, o “Bombeirinho de Ferro” 2024 contou com a participação de diversos Corpos de Bombeiros de todo o país, demonstrando a união e o compromisso da comunidade bombeira
com a formação das futuras gerações. Destacamos a presença dos CB Agualva do Cacém e CB de Colares do nosso concelho de Sintra.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, fundada em 13 de novembro de 1931 e legalizada em 2 de maio de 1932, surgiu após um incêndio devastador em 1930 que destacou a necessidade de uma corporação local.

Inicialmente, a região dependia dos bombeiros de Belas e Queluz, cujas limitações dificultavam o socorro rápido. A comissão organizadora, incluindo figuras influentes como Ribeiro de Carvalho, Carlos Charbel Girardin e Raul Pereira de Almeida, mobilizou apoio popular e político para estabelecer a associação, que recebeu seus primeiros estatutos aprovados em 1985.

A AHBV Colares é a corporação mais antiga do concelho de Sintra.
Fundada a 09 de março de 1890. De notar que, teve a sua fase inicial com a 5ª esquadra dos Bombeiros da Ajuda. Em plena existência faz 104 anos.

Esta corporação de bombeiros esteve sempre diretamente ligada ao desporto. Na década de 80 vários Bombeiros desta corporação estiveram presentes no Concurso Nacional de Manobras para Bombeiros, de referir que desde o ano de 1986 este teve lugar em Tomar, arrecadando várias medalhas de ouro e prata.

O “Bombeirinho de Ferro” 2024 contou com a participação de várias corporações de bombeiros: CB Agualva do Cacém, CB Lamego, CB Almeida, CB Aguda, CB Aljezur, CB Canas de Senhorim, CB Caneças, CB Colares, CB Espinho, CB Fafe, CB Famalicenses, CB Lagares da Beira, CB Lousada, CB Merceana, CB Moimenta da Beira, CB Oliveira de Frades, CB Oliveira do Hospital, CB Portimão, CB Porto, CB Santa Marinha do Zêzere, CB S.P.S. Pedro do Sul, CB S. Pedro do Sul, CB Seixal, CB Tarouca, CB Valadares, CB Vale de Cambra, CB Vila Mea, CB Viseu e CB Vouzela.

A equipe da AHBV Colares conquistou a vitória no V Campeonato Nacional Bombeirinho de Ferro na cidade de Lamego, reafirmando sua excelência e dedicação.