Início SINTRA Colares Centro Hípico Casal dos Vinhateiros

Centro Hípico Casal dos Vinhateiros

187
Centro Hípico Casal dos Vinhateiros

Localizado em Sintra (Azenhas do Mar) o Centro Hípico Casal dos Vinhateiros oferece uma variedade de serviços, incluindo aulas de equitação, cavalos a penso, passeios a cavalo na praia e visitas às escolas do concelho.

A história do Centro Hípico Casal dos Vinhateiros, começa com um sonho de Carlos Santos (Diretor do Centro Hípico). Desde muito cedo, Carlos nutria uma paixão por cavalos e pela vida no campo, que o inspirou a criar um espaço onde pudesse compartilhar essa paixão com outras pessoas.

Aos 13 anos inicia-se na equitação e desde essa idade numa mais parou. Carlos cresceu num ambiente de criação de animais que o influenciou “os meus pais sempre foram criadores de gado, de vacas de ovelhas, o meu avô gostava de cavalos e tinha muitos amigos que eram mestres nesta área, comecei a interessar-se e aprender com eles”, refere.

Centro Hípico Casal dos Vinhateiros
Começou a competir e ganhar diversos prémios em diferentes categorias, refletindo o trabalho e o esforço que diariamente tem com os cavalos. De todos os prémios conquistados, Carlos Santos destaca um prémio que ganhou com 16 anos, “em 2018, consegui ganhar a Taça de Portugal no escalão de sub 16, com um cavalo treinado por mim”.

Atualmente estava a competir no campeonato regional, mas o cavalo que tinha foi vendido para a Alemanha e acabou por não terminar a época.
Em 2020, o sonho de Carlos Santos tornou-se realidade com apenas 18 anos de idade cria o Centro Hípico Casal dos Vinhateiros, contando com a ajuda dos seus pais. No início, o centro recebia apenas cavalos a penso, de clientes, para serem trabalhados.
Centro Hípico Casal dos Vinhateiros
Posteriormente, com a colaboração da esposa Mafalda Cardoso, Campeã de Salto a Cavalo, começaram com aulas de equitação. As aulas são destinadas a atletas com ou sem experiência, onde tem as condições ideais para a prática da modalidade.

O Centro Hípico de Carlos não é apenas um local de lazer ou de aprendizagem, mas também um berço de campeões. Ao longo dos anos, muitos atletas passaram pelo centro e se sagraram campeões. O sucesso desses atletas, reflete a qualidade do treino que Carlos e Mafalda desenvolvem diariamente com os alunos, demonstrando a dedicação e o empenho de ambos em promover a excelência do desporto equestre.
Centro Hípico Casal dos Vinhateiros
Além da escola de equitação o Centro proporciona outras valências, “fazemos o comercio especialmente cavalos lusitanos, compramos e ensinamos e quando estão capazes são vendidos em Portugal ou para fora, também temos os passeios turísticos para grupos ou individuais com sessões fotográficas, participamos em romarias e procissões, temos feito algumas filmagens para a RTP e TVI com os cavalos”.

A área da educação não ficou esquecida, o Centro Hípico em pareceria com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, promovem atividade nas escolas do concelho, “este ano começamos a receber escolas aqui ou vamos às escolas com os póneis, os cavalos, as cabras (produtores da raça bóer) ou as ovelhas”.

Para a maioria dos alunos que não têm contato com esta espécies de animais, é uma experiência muito enriquecedora conforme afirma Carlos Santos, “levamos os animais à escola para os alunos verem e serem alimentados, por exemplo levamos as ovelhas para serem tosquiadas e depois aproveitam a lã, para algumas atividades, a maioria dos alunos
gosta muito da experiência”.

As instalações do Centro foram projetadas para atender às necessidades de cada cavalo, proporcionando um ambiente saudável, acolhedor e tratamento minucioso.

Possui dois picadeiros e várias boxes espaçosas e equipadas para cavalos ou póneis, garantindo conforto e segurança para todos os animais. No futuro, Carlos Santos pretende, expandir as suas instalações e construir mais boxes e outros espaços de interesse turístico e de lazer para todos aqueles que visitem o Cento Hípico Casal dos Vinhateiros.

Bruno Taveira