A terra tremeu. Portugal acordou esta madrugada às 5.11 horas. Um sismo de magnitude ente 5.3 e 5.4 foi o culpado. Felizmente, não há vítimas ou danos a lamentar.
O epicentro foi registado no Oceano Atlântico, ao largo de Sines, a uma profundidade de 10,7 km. Este é o tremor de terra de maior magnitude em Portugal Continental desde 1969, que registou 7.3 na escala de Richter.
O sismo desta segunda-feira registou uma magnitude entre 5.3 e 5.4 na escala de Richter e foi sentido em várias zonas de Portugal, principalmente entre o Alentejo e Coimbra. O tremor de terra durou vários segundos mas sem registo da existência de estragos. Outro ponto positivo é que não foi emitido qualquer alerta de tsunami.
A informação avançada pelo Centro de Vigiliância Geológica dos Estados Unidos e pelo Cntro GeológicoEuro-Mediterrânico dá conta de 5.4 graus na escala de Richter. Já o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avança com uma magnitude de 5.3.
A Proteção Civil não tem registo de vítimas nem danos de maior embora tenha recebido um elevado número de chamadas telefónicas, entre as zonas do Alentejo e de Coimbra.