Início DESTAQUE João Pereira: «Somos competentes para levar o Casa Pia para a frente»

João Pereira: «Somos competentes para levar o Casa Pia para a frente»

127
João Pereira conduziu o Casa Pia à primeira vitória na Liga DR

O Estrela da Amadora continua sem ganhar na Liga. Empatou em Braga e perdeu os três jogos seguintes frente a Famalicão, Benfica e Casa Pia, este na jornada passada.

Um dos culpados deste desaire de quatro jogos sem vencer foi o vizinho de Pina Manique que ao quarto jogo no primeiro escalão conseguiu a primeira vitória! João Pereira, de 32 anos, é o segundo mais jovem treinador de sempre a estrear-se no comando de uma equipa do principal escalão (depois de André Villas Boas na Académica). Foi ele o principal responsável do triunfo na Reboleira, frente ao Estrela da Amadora de Filipe Martins.

Um golo de Henrique Pereira (61 m), que se estreava como titular nos «gansos», decidiu o encontro e conferiu os primeiros três pontos no campeonato para o conjunto de Pina Manique. 1-0 foi um resultado suficiente para dar uma alegria ao Casa Pia.

«Conseguimos esta vitória com trabalho e sacrifício. É desta forma que vamos alcançar muitas mais. Queremos equilibrar a construção da nossa equipa e ser fortes em todos os momentos. Não é como começa, é como acaba. Quando existe uma crença muito grande no trabalho diário, os resultados acabam por aparecer. Não é novidade para esta equipa técnica, nem para esta estrutura do Casa Pia. Todos somos competentes para levar o Casa Pia para a frente e ganhar de forma consistente», revelou o mister do Casa Pia

«Jogadores precisam de tempo para se conhecerem»

João Pereira reconhece, por outro lado, a importância da paragem competitiva numa fase em que também se encerra a janela de transferências: «Os jogadores precisam de tempo para se conhecerem. Queremos criar mentalidade vencedora. Penso que estivemos próximos de vencer cada um dos jogos, não o conseguimos fazer, mas continuámos a acreditar, a alimentarmo-nos do processo, e finalmente chegou. A equipa conta com muitos novos jogadores, que ainda se estão a conhecer. Todos são diferentes e têm características diferentes. Esta equipa ainda tem muito para crescer e não nos chega ganhar uma vez, queremos ganhar muitas mais.»

Campeão da Liga 3

Campeão em título da Liga 3 pelo Alverca, clube que devolveu, passados 19 anos, aos campeonatos profissionais, João Pereira conseguiu, assim, a primeira vitória no escalão maior, isto depois de apenas duas temporadas de sucesso como treinador principal, cotando-se como um dos valores seguros da nova geração de técnicos em Portugal.

Depois de fazer história no Alverca, onde em apenas uma época foi o mais jovem treinador campeão nacional, João Pereira viu, assim, reconhecida a sua competência, capacidade de trabalho e liderança.

João Pereira brilhou em Alverca

No emblema ribatejano, recorde-se, João Pereira superou todos os anteriores máximos do Alverca na prova: mais vitórias, mais pontos, melhor ataque (22 golos), melhor marcador e melhor defesa (9 golos) da fase de apuramento de campeão, 12 jogos consecutivos sem perder na competição, 15 jogos imbatível em casa. Números que seduziram o Casa Pia, que não hesitou ao avançar para a contratação do jovem treinador.

Adjunto de Luís Gonçalves em Moçambique

Natural de Coimbra, João Pereira fez a formação na Académica, mas na passagem para o futebol sénior percebeu que o futuro passaria sempre pelo treino. Aos 18 anos começou a trabalhar nas camadas jovens do Mealhada e por lá ficou até 2014, ano em que entrou nos quadros do FC Porto. Esteve quatro épocas ligado aos dragões, foi coordenador no Chipre, voltou à Académica, mudou-se para a formação do SC Braga, e em 2019 passou a ser adjunto de Luís Gonçalves na seleção principal de Moçambique.

Salto para o Amora

Foi de lá, de terras moçambicanas, que saltou, já em nome próprio, para o Amora, no verão de 2022. O resto tem sido um percurso de sucesso que conheceu, na Amadora, um novo e estimulante capítulo. Particularmente, João Pereira contabiliza apenas duas campanhas completas como treinador principal. Sempre na Liga 3.

No Amora, onde também atingiu a fase final, liderou a equipa em 30 jogos, com 17 vitórias, três empates e 10 derrotas (51-39 em golos). Já no Alverca, no percurso até ao título, foram 34 jogos oficiais, com 19 vitórias, oito empates e sete derrotas (62-28 em golos). Contas feitas, e já com os quatro jogos pelo Casa Pia no escalão maior, João Pereira pode orgulhar-se dos 68 jogos como treinador principal, que se traduziram em 37 vitórias, 11 empates e 20 derrotas. Um salto muito positivo, sem dúvida!