Pedro Pichardo voltou este sábado a tocar o céu do atletismo mundial ao vencer a final Memorial Van Damme da Liga Diamante em Bruxelas. Esta foi a terceira conquista de Pichardo na milionária competição depois dos títulos alcançados em 2018 e 2021.
Logo a primeiro ensaio no triplo salto, o atleta do Benfica distanciou-se dos outros cinco finalistas e chegou aos 17,23 metros.
Na tentativa seguinte, Pedro Pichardo subiu para 17,33 metros, ficando à frente de Max Heb (Alemanha), Hugues Fabrice Zango (Burquina Fasso), Almir dos Santos (Brasil), Lázaro Martínez (Cuba) e Jean-Marc Pontvianne (França), todos com registou abaixo dos 17 metros.
Prescindiu do terceiro e quarto ensaios e só voltou à pista para a sua quinta tentativa, que acabou por ser considerada nula. No entanto, nenhum atleta conseguiu cjehar mais longe que os 17,05 metrose Pichardo.
O registo de 17,33 metros do segundo ensaio chegou para vencer a prova recheada de alguns dos maiores nomes do triplo salto mundial. No segundo lugar ficou Max Heb (17,20 metros) à frente de Hugues Fabrice Zango (17,05 metros).