No Campeonato do Mundo de Estrada, para juniores masculinos, que está a decorrer na Suíça, Daniel Moreira ficou hoje, dia 26, na 37ª posição na prova de fundo com 127,2 quilómetros, entre Uster e Zurique.
Muita chuva a dificultar a vida aos ciclistas, tal como já acontecera na corrida feminina, na parte da manhã. José Miguel Moreira queixou-se de uma dor incapacitante e não terminou a corrida. Foram 73 os corredores a ficar pelo caminho.
Corrida feita com condições atmosféricas adversas, tal como o salientou o selecionador nacional, José Poeira. “Uma corrida muito dura, num percurso exigente. Não é fácil terminar uma corrida destas, com esta chuva e o frio que se apodera do corpo”.
O italiano Lorenzo Finn foi o primeiro a cortar a meta. Fez uma média de 43,098 km/h, percorrendo a distância total em 2h57m05. O britânico Sebastian Grindley chegou 2m05s depois. O terceiro, o neerlandês Senna Remijn, fez mais 3m06s – Moreira ficou a 11m13s do vencedor.
Como já referido, a corrida feminina decorreu sob chuva persistente. Dificuldade acrescida para as ciclistas, entre elas Raquel Dias, a melhor portuguesa na prova de fundo para juniores femininas. Ficou no 75º lugar nos 73,6 quilómetros entre Uster e Zurique.
Maria Constança Marques também marcou presença. Estreante em Mundiais e júnior de primeiro ano, foi a 91ª a cruzar a meta, 13m04s depois da vencedora, a britânica Cat Ferguson, secundada pela espanhola Paula Ostiz e pela eslovaca Viktoria Chladonova.
Esta sexta-feira vão estar em prova seis corredores portugueses. Telmo Pinão, às 7h30, na prova de fundo de paraciclismo de classe C2. Terá de percorrer 62,7 quilómetros, maioritariamente planos, em circuito urbano no centro da cidade de Zurique.
Mais tarde, pelas 11h45, saltam para a estrada os ciclistas Gonçalo Tavares, Lucas Lopes, Alexandre Montez, António Morgado e Daniel Lima. Os representantes lusos correm na prova de fundo para sub-23, de Uster a Zurique, numa distância de 173,6 quilómetros.