Os associados do Benfica reprovaram, esta sexta-feira, o relatório e contas de 2023/24, com 53,63% de votos contra e 46,37% a favor, num universo de 1.129 sócios que estiveram na assembleia-geral ealizaada no pavilhão do clube. O resultado líquido negativo de 21,1 milhões da temporada transata foi assim reprovado.
Os resultados, segundo a justificação dada no relatório, devem-se à aplicação do Método de Equivalência Patrimonial (MEP) das participadas, em particular a SAD, além da diminuição do resultado líquido da atividade isolada do clube.
A propósito deste resultado, Rui Costa disse que «o resultado não é bom, não queremos que se repita, embora tenha a sua justificação não voltará a acontecer». O presidente do Benfica recordou, por outro lado, os 22 títulos e troféus nas modalidades de pavilhão e o aumento de equipas em provas europeias e que o objetivo é «retificar o que aconteceu neste exercício, corrigindo o resultado negativo apresentado».
Os sócios, registe-se, foram chamados a votar o relatório de gestão e contas do último exercício, em que as ‘águias’ apresentaram 21,1 milhões de euros de resultado líquido negativo, representando um decréscimo de 23,4 milhões face ao período homólogo anterior.
A Assembleia geral foi conduzida pelo novo presidente da Mesa, José Pereira da Costa, após a demissão de Fernando Seara durante a assembleia-geral da semana passada.
Rui Costa falou ainda sobre os pedidos de expulsão de sócio de Luís Filipe Vieira. «Em breve os sócios serão informados sobre o processo, em breve iremos tomar a decisão.» Já sobre uma entrevista de Luís Mendes, seu antigo braço-direito, o ter criticado numa entrevista, Rui Costa disse: «É triste que o diretor financeiro desapareça dois dias antes de uma Assembleia Geral e reapareça três meses depois e a dois dias de uma AG. Não, não sei…»
Já sobre a saída de João Neves para o PSG, Rui Costa disse: «Resolvia o problema do exercício se tivesse vendido mais cedo. Se tivesse feito a venda até 30 de julho apresentava resultado positivo e hoje, se calhar, estava aqui a apresentar outros número. Campeonato? Está no início. A nossa equipa tem qualidade para dar a volta à situação.»